12 de agosto de 2024
EXIBICIONISMO

Sexo ao ar livre: ruas de áreas nobres de São José entram na rota do 'dogging'

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Termo surgiu na Inglaterra, nos anos 1970, e vem ganhando cada vez mais adeptos e popularidade com fóruns e páginas na internet

O Vale do Paraíba tornou-se rota de adeptos do dogging, a prática de sexo consentido e em locais públicos, muitas vezes com plateia.

Há diversas páginas e fóruns na internet de grupos de dogging nas principais cidades da região, como São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. Uma delas, de São José, tem quase 100 participantes cadastrados.

O termo dogging surgiu na Inglaterra, nos anos 1970, impulsionada por quem desejava ter sexo com desconhecidos. Atualmente, a prática consiste em relação sexual ao ar livre e muitas vezes com pessoas assistindo, além de participar.

INTERNET

Em uma página chamada ‘Dogging Urbanova’, bairro da região oeste de São José, os participantes recomendam locais para a prática, como entre a rua Pássaro Preto e a avenida das Siriemas. O local é afastado e fica próximo a grandes condomínios de luxo.

No site há dicas de como os interessados na prática devem se comportar: “Vista legal, vários carros param ali, alguns para ver a vista outros caçando alguém a fim de sexo. Casais às vezes procurando dogging. Desça a rua, de uma volta, acenda a luz de dentro do carro ou fique do lado de fora se estiver afim de algo e não de privacidade”, diz a página.

Na página ‘Dogging SJC’, os organizadores afirmam que o fórum tem como objetivo “trazer o dogging para São José” e diz que a prática tem “local fixo” na cidade. Os interessados são incentivados a comentar no grupo para marcar encontros sexuais ao ar livre.

‘Dogging Taubaté’ já conta com perfil no Facebook, mas ainda sem publicações. Também há menção à prática em fóruns na internet que citam a cidade como ponto de encontro de casais interessados no dogging.

Em inglês, uma página dá dicas de como encontrar adeptos do dogging em Jacareí e outras cidades da região. É preciso fazer um cadastro e indicar as preferências sexuais. O site funciona como uma espécie de Tinder para encontros casuais públicos.

Na cidade de São Paulo, a prática do dogging em praças levou a prefeitura a podar árvores para dificultar a exposição de casais fazendo sexo em público. A medida foi tomada em praças do bairro Água Branca, na zona oeste. Os locais estão entre os preferidos dos praticantes do dogging.

Curiosamente, o termo em inglês dogging deriva da palavra dog, de cachorro, mas não tem a ver diretamente com o animal. A expressão lida com o fato de os praticantes procurarem fazer sexo na rua, em locais públicos, de forma exibicionista.

Procurada, a Secretaria de Proteção ao Cidadão de São José dos Campos disse que as 1.200 câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) monitoram a cidade 24 horas por dia e qualquer ato obsceno ou ilícito, se flagrado, será conduzido pelas forças policiais à Central de Flagrantes.