06 de janeiro de 2025
RECEITA

Salada alemã de batatas

Por Sonia Machiavelli | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes

Pelo visto nos últimos dias, quando só no calendário a primavera deu o ar da graça, teremos pela frente dias de calor escaldante, o que nos faz pensar como estará a temperatura quando o verão de fato se instalar entre nós.

Pensar em tomar muita água para não deixar o corpo desidratar é imperativo. Comer frutas frescas, uma obrigação. Eleger pratos leves, rotina nos próximos meses. A salada de batata à moda alemã é uma sugestão boa para essa época. Para ficar supimpa, palavra que já caiu em desuso e significa resultado ótimo, melhor é preparar na véspera, cobrir com papel filme e deixar na geladeira. Ela contém carboidratos e proteínas, além de outros elementos nutritivos, o que a gabarita como prato único. Mas os alemães gostam de degustá-la com salsichas cozidas ou assadas. Vale dizer que são companhia boa para todas as carnes. É ótima nos churrascos.

As batatas para essa receita devem ser pequenas. O ideal seria usar as do tipo bolinha; mas essas nem sempre são encontradas. Então, escolha as melhores que puder. Lave bem, livrando as cascas de alguma impureza. Cozinhe com a casca até que fiquem macias mas não moles. Espete um palito para avaliar a textura. Deixe amornar e retire a casca com a ajuda de uma faquinha. Estando todas descascadas, corte em rodelas finas. Reserve. Cozinhe os ovos por oito minutos. Descasque-os sob água fria. Corte ao meio e remova as gemas para uma tigela. Corte em pedacinhos mínimos as claras e reserve duas colheres para decorar. Esmague as gemas com garfo e junte azeite, limão, pitada de sal.  Use um fouet e mexa em círculos a mistura, sem parar. Quando estiver homogênea, agregue o iogurte e mexa por mais uns minutos. Por fim, acrescente a mostarda e mexa. Acerte o sal se precisar. Reserve. Corte os pepinos em tamanho igual ao das claras. Faça o mesmo com a cebola branca. 

Numa tigela maior reúna as batatas, 2/3 dos pedacinhos de clara, a cebola, os pepinos e por fim o molho. Mexa delicadamente para não quebrar as batatas. Disponha numa saladeira e salpique com o restante das claras. Cubra com plástico e leve à geladeira por quatro horas no mínimo. Antes de servir, enfeite com cebolinha francesa.