O clima esquentou na política joseense. Em live nas redes sociais, o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), subiu o tom e chamou um vereador de "imbecil" e o mandou “para o inferno”. O chefe do Executivo não cita o parlamentar nominalmente, mas trata-se Thomaz Henrique (Novo), que em postagem durante a semana chamou o prefeito de 'frouxo' e 'banana'.
"Vai para o inferno. Você não sabe o que eu tenho. Eu tenho filho pequeno em casa. Aliás, eu tenho três filhos. O imbecil, eu tenhou uma menina de 15 anos, outra menina de 26 anos e um homem de 24 anos. Coisa que você não teve nem capacidade de reconhecer. Então não venha você querer me dar lição de moral e nem fazer escândalo aqui", disparou Anderson.
A reação de Anderson, em um novo round no embate travado com o parlamentar, foi motivada por uma publicação feita por Thomaz, classificada pelo Paço como uma fake news, acusando a prefeitura de apoiar um evento a respeito das eleições para o Conselho Tutelar em que uma participante teria 'defendido crianças LGBTQIA+'.
Na live, realizada na noite desta quinta-feira, Anderson destacou defender os princípios cristãos, falou dos “valores nos quais acredita” e destacou que tem três filhos – dois homens e uma mulher. Em seguida, ainda afirmou que filhos era uma coisa que o vereador “não teria coragem de assumir”. A fala é referente a uma polêmica envolvendo Thomaz, que, supostamente, teria inicialmente se negado a assumir a paternidade de uma criança.
"Sou cristão, defendo a vida, valores e crianças. Então só para te dar um recadinho, educação em São José é prioridade. Criança é prioridade. Meus filhos e o filho dos outros. Você não tem. Espero que você tenha, que crie juízo e realmente vire homem, uma pessoa responsável, o que infelizmente você não é", rebateu.
Em outro trecho da live, Anderson chama o vereador de “amiguinho de cara que vai na Ucrânia para desqualificar mulheres”, em uma clara referência ao ex-deputado estadual Arthur do Val, que teve seu mandato cassado na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) após ter um áudio vazado em que chamava mulheres ucranianas refugiadas de guerra de “fáceis”. Thomaz, que já foi membro do MBL (Movimento Brasil Livre), não faz mais parte do movimento.
Por fim, Anderson ainda destacou que “não é volátil” dentro da política e que seria diferente de Thomaz pelo fato de, segundo ele, o vereador estar “cada dia em um lugar diferente”. “Sempre tive meus valores e são eles que eu defendo. Eu sou centro-direita, meu camarada”, concluiu.
Em nota enviada a OVALE o vereador Thomaz Henrique lamentou as falas do prefeito de São José e afirmou que o chefe do Executivo "envergonha os joseenses" com os ataques feitos. Disse ainda que acionará Anderson na Justiça e que o Paço segue sem explicar o que ele chamou de "evento que promove 'Criança LGBT'. Confira o posicionamento na íntegra abaixo.