Um portal afiliado à rede
12 de maio de 2024

GOVERNO

‘Presidente do Vale’: com viagens de Lula, Alckmin assume a Presidência por 55 dias

Alckmin assumiu o comando do governo federal quase por um quarto do tempo da Presidência de Lula

Por Xandu Alves
São José dos Campos

23/09/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Geraldo Alckmin se despede de Lula em mais uma viagem internacional do presidente

Natural de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin (PSB) vai se tornando o vice-presidente que mais assumiu a Presidência da República durante o mandato presidencial.

Nestes nove meses com o petista Luiz Inácio Lula da Silva comandando o país, o ex-governador de São Paulo assumiu interinamente por 55 dias, quase dois meses.

É quase um quarto do tempo da presidência de Lula tendo Alckmin à frente do governo federal. Ele também acumula a chefia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O principal motivo do ‘presidente do Vale’ assumir tanto a cadeira mais importante da política nacional é que Lula tem cumprido, neste início de mandato, uma extensa agenda de viagens internacionais.

Foram 14 viagens nas quais o petista visitou 18 países em 2023. O objetivo de Lula tem sido resgatar a imagem e o protagonismo do Brasil no exterior, após o desastre diplomático no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ex-mandatário brasileiro chegou a brigar com a China, a maior parceria comercial do Brasil, e a demorar 38 dias para reconhecer a vitória nas eleições americanas do democrata Joe Biden contra o republicano Donald Trump, a quem Bolsonaro apoiava.

DECISÕES

O tempo à frente da Presidência da República tem mostrado que Alckmin não é um vice meramente decorativo. O pindamonhangabense tem tomado decisões importantes na condição de presidente interino.

Na terça-feira (19), ele criou um grupo de trabalho interministerial para definir medidas de incentivo e ações estruturantes para o setor do leite, em especial para a agricultura familiar. O objetivo do grupo é definir uma política nacional do leite. O tema é de interesse do Vale do Paraíba, uma das maiores bacias leiteiras do estado de São Paulo.

Em junho, Alckmin anunciou a prorrogação do prazo de desconto para compra de carros novos por pessoas físicas, medida que beneficiou o mercado de automóveis.

No mesmo mês, após o Banco Central manter a taxa de juros em 13,75%, Alckmin convocou uma coletiva de imprensa, na condição de presidente interino, e criticou o patamar. Na ocasião, ele chamou a taxa de “desnecessariamente elevada”. Desde então, o BC reduziu a taxa para 12,75%.

Na última quarta-feira (20), ele usou o X (ex-Twitter) para mencionar a decisão, mantendo a crítica: “Nossa taxa básica de juros continua extremamente elevada”.

No mesmo dia, comemorou o anúncio da Áustria de selecionar avião da Embraer para renovação de frota e elogiou o discurso de Lula na ONU: “O Brasil está de volta para valer”.