Um portal afiliado à rede
19 de maio de 2024

EXPORTAÇÕES

Fábrica da Eve em Taubaté pode aumentar exportações de aeronaves na RMVale

Controlada pela Embraer, a Eve escolheu a cidade do Vale para instalar a sua primeira linha de produção dos carros voadores elétricos

Por Xandu Alves
São José dos Campos

17/09/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Imagem do carro voador elétrico da Eve

O Vale do Paraíba pode aumentar ainda mais a participação nas exportações de aeronaves no Brasil com a fábrica da Eve Air Mobility em Taubaté. De janeiro a agosto de 2023, a região exportou US$ 1,109 bilhão em aeronaves, conquistando 60,50% das vendas nacionais do produto. No ano passado, em igual período, a participação da RMVale foi de 55%.

Controlada pela Embraer, a Eve escolheu a cidade do Vale para instalar a sua primeira linha de produção dos carros voadores elétricos, que prometem ser a próxima revolução em mobilidade urbana mundial. Ainda na fase de desenvolvimento, o veículo da Eve já acumula quase 3.000 encomendas mundiais, liderando o ranking das empresas com mais pedidos de carros voadores elétricos no planeta.

Além das perspectivas econômicas positivas, o carro voador elétrico da Eve coloca o país, pela primeira vez na história, na fronteira tecnológica mundial. Nem mesmo a Embraer esteve nesse limiar. Quando a empresa foi criada, em 1969, a produção de aviões já estava avançada em vários países.

“Nesse primeiro momento, a região se insere no setor que está na fronteira tecnológica. Aliado à experiência que existe no Vale, isso reforça muito mais a competência que tem na área, criando novas oportunidades dentro desse complexo aeroespacial na região”, disse Marcos Barbieri, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e especialista em indústria aeroespacial.

Ela acredita que a fábrica da Eve em Taubaté abre a oportunidade de se criar toda uma cadeia de fornecedores para o carro voador, desde peças a sistemas avançados.

“Serão novas empresas e novos setores, para atender essas novas demandas. É a oportunidade de abertura de uma cadeia fornecedora na região.”