07 de janeiro de 2025
FRAN GALVÃO

Três peças essenciais!

Por Fran Galvão | Consultora de Imagem e estilo
| Tempo de leitura: 3 min

Ok, eu me rendo aos pedidos que tenho recebido ao que se refere a listas prontas na moda. Vou apontar minhas três escolhas que acredito que passa ano, entra ano, continuam atuais. São peças que podem parecer básicas e óbvias (e são!), mas se bem escolhidas e usadas podem operar milagres no seu visual.

 Mas antes preciso deixar bem claro que, honestamente, eu acredito que assim como as dietas da moda, listas de estilos ou de itens “tem que ter” são comuns porque satisfazem a demanda por uma solução rápida. O fato é que ao segui-las você passa a acreditar que está no caminho certo, que está progredindo, mas a verdade é que a longo prazo o resultado é o acúmulo de peças e a permanência da insatisfação com sua imagem e estilo.

Destaquei três itens que te ajudarão a multiplicar as possibilidades de looks tendo você o estilo e o biotipo que tiver. Basta trabalhar a adequação das peças dentro da situação de uso e caprichar nas composições que imprimam sua personalidade, humor e estilo.

Tem uma máxima que uso muito com minhas clientes que é “o básico bem-feito é perfeito”, ou seja, essas peças valem um cuidado e o investimento na escolha e a sua atenção quanto a modelagem, tecido, sensação ao toque e qualidade.

Calça Jeans: do verão para o inverso, do dia para a noite, a calça jeans é aquela peça que vai bem com tudo, inclusive com mais jeans. Lavagens diferentes, misturar estilos e texturas, brincar com as sobreposições, o céu realmente é o limite. Mas vale destacar que para ser atemporal é preciso se atentar aos detalhes. Nada de rasgos, aplicações ou modelagens muito fashionista. A calça jeans tradicional é a mais indicada, pois transitará bem entre o despojado e um certo grau de formalidade. (atenção, sempre indico a lavagem escura para uso profissional)

Blazer: Uma peça que tem espaço em todo tipo de produção. Muito além dos escritórios, a peça marca presença em diversas possibilidades de looks. Há quem atrele a peça a um estilo mais clássico, conservadora e formal, mas posso te garantir que a peça carrega muito mais potencial. As aposto de uso vem há alguns anos ganhando versões mais despojadas, em cores primárias e vibrantes, modelagem das mais enxutas, as superamplas com ar mais moderno e comprimentos variados. O blazer é uma ótima pedida para as mais diversas ocasiões.

Camisa Branca: se tem uma peça que sabe se apresentar em várias posições é a camisa branca. De saída de praia/piscina, a melhor amiga da sua calça jeans, a camisa branca é versátil não só nas opções de uso, mas na maneira de usá-la. Que tal com um belo top rendado por baixo? Talvez toda aberta fazendo às vezes de uma terceira peça? Ou ainda com nozinho e até vestida de trás para a frente, os botões nas costas para uma pegada mais fashionista? A peça migrou do vestuário masculino para as produções femininas, através da contribuição de Coco Chanel e seu olhar inovador. Mas a verdadeira responsável por popularizar a camisa branca nos looks das mulheres foi Audrey Hepburn. A atriz fugia do óbvio e estilizava a peça, imprimindo uma perspectiva versátil e nada sem graça.

Aliás, como sempre costumo dividir em minhas redes sociais, “um look básico, mas nada óbvio” tem sempre um lugar de destaque e de presença.