Requerimento
Com votação decisiva da base aliada ao governo Anderson Farias (PSD), a Câmara de São José dos Campos rejeitou nessa semana um requerimento da oposição que solicitava informações da Prefeitura sobre a alteração nos horários linha 205, que faz a viagem entre Eugênio de Melo - Galo Branco até a Praça Afonso Pena.
Ônibus
No requerimento, que recebeu apenas seis votos favoráveis, a vereadora Dulce Rita (PSDB) disse que "recentemente os moradores do Distrito de Eugênio de Melo obtiveram a informação que a referida linha de transporte público será reprogramada" - a mudança teria ocorrido na última quarta-feira (6). "Com a nova programação alguns horários tiveram um tempo de atraso entre 5 a 10 minutos, que prejudicará ainda mais o serviço prestado a população, que está muito aquém do minimamente necessário", alegou a tucana.
Blindagem
A rejeição de requerimentos é uma forma de blindar o governo Anderson, já que esse tipo de documento deve ser respondido obrigatoriamente em 15 dias quando aprovado em plenário. Com a rejeição, a Prefeitura não é obrigada a responder à Câmara.
Balanço
No primeiro semestre de 2023, a base aliada ao governo Anderson na Câmara barrou 82 requerimentos que cobravam informações da Prefeitura.