Ubatuba registrou mais dois casos de gripe aviária em pássaros da espécie Thalasseus maximus, o trinta-reis-de-bando. Os casos foram identificados na segunda-feira passada (21) e, até o momento, o total no município é de cinco ocorrências.
De acordo com dados da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o estado de São Paulo tem 14 focos da doença e dez aves silvestres que testaram positivo em Caraguatatuba e São Sebastião, além de Ubatuba.
A reportagem fez contato com a Prefeitura de Ubatuba, mas não recebeu retorno sobre as novas confirmações da doença na cidade até a publicação.
Recomendações
A Viep (Vigilância Epidemiológica) de Ubatuba destaca quatro ações importantes para a prevenção da gripe aviária:
1 – Ao encontrar uma ave debilitada ou morta, não se aproxime;
2 – Em caso de aves marinhas ligue para o Instituto Argonauta no telefone (12) 99785-3615 ou 0800 642 3341. Para aves terrestres, acione a Vigilância Sanitária de Ubatuba pelo contato (12) 3832-6810;
3 – Faça uma observação distante e fotografe ou filme o comportamento do animal, mas sem se aproximar da ave;
4 – Busque isolar a área e impedir o acesso de pessoas e outros animais. Aguarde a chegada da equipe técnica.
“A pessoa que encontrar uma ave com indícios de desconforto respiratório, diarreia ou confusão neurológica deve seguir essas orientações. A Viep tem monitorado as notificações no município e seguido os protocolos dos Ministérios da Agricultura e da Saúde”, explicou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alyne Ambrogi.