06 de janeiro de 2025
JOSÉ LUIZ

Um segundo semestre no ritmo certo!

Por José Luiz | Colunista social
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Lucas Bazanella

No alto de uma maturidade que seus 36 anos de história lhe confere, o Ballet Ana Araújo, de São José dos Campos, inicia o segundo semestre de 2023 trazendo para a cidade o sapateador brasileiro Lucas Bazanella, nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto quando pilota um importante workshop na academia. Direcionado ao aperfeiçoamento técnico e artístico dos alunos do “Ana Araújo” Lucas apresentará além de técnica em sapateado, ensinamentos de composição coreográfica com o que há de mais moderno no momento.

E é grande a expectativa, pois Lucas Bazanella é, atualmente, um dos nomes mais festejados do sapateado internacional. Começou seus estudos em dança e música aos 10 anos de idade para, mais tarde, se especializar no chamado “sapateado americano” e nessa categoria integrou a Cia Tinkle Group, em 2014, com mentoria e direção de Derick Jacinto. Lucas é Tricampeão do Festival de Dança de Joinville (2016, 2017, 2018) Conjunto Sênior. E, no mesmo festival, tornou-se também Tricampeão em Solo Masculino Sênior (2021/2022/2023) sendo indicado como melhor bailarino e melhor coreógrafo.

No exterior, entre outros, detém o 1° lugar na competição do festival de sapateado de Washington DC (EUA) onde competiu em 2017 e 2018 – além de ter brilhado mundo afora em festivais como os Stockholm Tap Festival- da Suécia e o Broadway Dance Center em New York (EUA). Missões que cumpriu com o profissionalismo adquirido com mestres como Steven Harper, Chris Matallo, Charles Renato, Geraldo Junior, Ana Tomioshi, Leonardo Sandoval, entre outros.

Mas a comemoração, motivo de muito entusiasmo e alegria por parte da empresária e coreografa Ana Araújo não para por aqui! Depois de conquistar inúmeras bolsas de estudos em 2023 no Tanzolymp, na Alemanha e também no VKIBC em Nova Iorque, além de uma medalha de ouro, a bailarina e aluna da casa, Kiara Fiorante se prepara agora para uma das maiores competições internacionais de dança do mundo, o Youth America Grand Prix, que acontecerá em Abril de 2024 em Nova Iorque. E sobre isso Ana Araújo comenta: “trata-se de uma competição internacional de dança que oferece audição para bolsas de estudos e até mesmo contrato para grandes companhias mundiais. Sem dúvida uma oportunidade maravilhosa para quem quer seguir carreira como bailarino profissional, como sonha nossa aluna Kiara”. A final YAGPUSA acontece de 11 a 21 de abril de 2024 em Nova York, nos Estados Unidos.