18 de setembro de 2024
CONTAS

Perfil do PSD Jovem de São José publica informação falsa sobre vereador da oposição

Por Sessão Extra | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Instagram
Postagem foi feita nos perfis do PSD Jovem e do presidente do grupo

Fake news
O PSD Jovem de São José dos Campos utilizou as redes sociais para divulgar uma fake news contra o vereador Thomaz Henrique (Novo), que faz oposição ao governo Anderson Farias (PSD) e manifestou interesse em concorrer à Prefeitura em 2024.

Candidatura
Na postagem, que foi feita no dia 24 de julho nos perfis do PSD Jovem e do presidente do grupo, Alef Sousa Ramos, é dito que o vereador "pode ficar inelegível" por ter tido desaprovadas as contas referentes à eleição de 2020. "Se permanecer com as contas reprovadas, Thomaz pode ficar de fora das eleições de 2024", diz o post.

Contas
As contas de Thomaz foram desaprovadas pela Justiça Eleitoral, que apontou que o agora vereador apresentou a prestação fora do prazo legal. A decisão foi mantida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O parlamentar do Novo aguarda o julgamento de um recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Legislação
Advogados especializados em direito eleitoral que foram ouvidos por OVALE foram taxativos ao afirmar que a desaprovação das contas não impede que um político seja candidato em uma próxima eleição. Isso só ocorreria caso Thomaz não tivesse feito a prestação de contas. Nesse caso, ele não conseguiria obter a certidão de quitação eleitoral e seria barrado na próxima disputa - mas o vereador, embora fora do prazo, fez a prestação de contas.

PSD Jovem
Alef Sousa Ramos é assessor da Prefeitura de São José, lotado na Secretaria de Governança - o salário é de R$ 6,4 mil. Procurado por OVALE nessa segunda-feira (31), o presidente do PSD Jovem não apresentou nenhum embasamento que justificasse a informação de que o vereador do Novo corre o risco de ficar inelegível.

Partido
O diretório municipal do PSD, que é presidido por Anderson Farias, foi procurado por OVALE, mas não comentou a postagem. Alef alegou que o post é de responsabilidade exclusiva dele. "Gostaria de deixar bem claro que a postagem foi feita por mim enquanto presidente do PSD Jovem, como também esta resposta que te envio, não possui qualquer vinculação com o presidente do partido e com o prefeito", disse.

Vereador
Também pelas redes sociais, Thomaz criticou a postagem com fake news e disse que irá processar Alef Souza Ramos e o PSD. "Um chefe de partido político e assessor da Prefeitura não pode alegar desconhecimento. Logo, agiu de má-fé", disse o vereador, em referência ao presidente do PSD Jovem. "Por conta desse jogo sujo, rasteiro, tanto ele [Alef] quanto o PSD serão processados e terão de se explicar na Justiça", completou.

Não foi apenas Thomaz
Dos 21 vereadores eleitos em São José em 2020, nove tiveram as contas desaprovadas. Além de Thomaz, a lista inclui Zé Luís (PSD), Lino Bispo (PL), Robertinho da Padaria (Cidadania), Milton Vieira Filho (Republicanos), Rafael Pascucci (PTB), Roberto do Eleven (PSDB), Dulce Rita (PSDB) e Dr. José Claudio (PSDB) - os seis primeiros são da base governista. Além disso, a chapa de Felicio Ramuth (PSD) e Anderson Farias também teve as contas desaprovadas.