21 de dezembro de 2025
INVESTIGAÇÃO

Padre Marko Ivan, artista dos mosaicos de Aparecida, é demitido da Companhia de Jesus

Por João Vítor Trindade | Aparecida
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Padre Marko Ivan Rupnik, de 68 anos, é um teólogo e artista de mosaicos reconhecido mundialmente

A Companhia de Jesus oficializou na última segunda-feira (24) a expulsão do padre Marko Ivan Rupnik da ordem religiosa O religioso é investigado sob a acusação de ter cometido abusos sexuais. A decisão pela demissão ocorreu após o cumprimento do prazo de trinta dias para que ele pudesse recorrer, de acordo com as novas normas canônicas em vigor.

"Passados os trinta dias previstos para que ele possa recorrer dessa decisão da Companhia, de acordo com as novas normas canônicas a respeito, podemos declarar hoje que ele não é mais um religioso jesuíta", afirmou um trecho da carta emitida pela Companhia de Jesus.

Padre Marko Ivan Rupnik, de 68 anos, é um teólogo e artista de mosaicos reconhecido mundialmente. Em março de 2022, ele inaugurou a fachada norte de um templo com um mosaico gigante retratando cenas bíblicas. A obra foi a primeira fase de um projeto que previa trabalhos semelhantes em todos os quatro lados da igreja, dedicada à santa padroeira do Brasil.

No entanto, o religioso idealizador da obra artística e coordenador geral da execução está sob investigação formal no Vaticano devido às acusações de abusos sexuais. O caso provocou grande repercussão e preocupação entre os fiéis e no meio religioso em geral.

Em nota, o Santuário Nacional de Aparecida disse que “as obras de revestimento da Basílica de Aparecida são uma concepção e execução de mosaicistas do Centro Aletti. Como o padre é membro desta instituição, o Santuário Nacional acompanha com atenção o caso e aguarda orientações da Igreja para suas definições.”