Essa data é para ficar na história: no último dia 20, a Embraer anunciou que Taubaté vai sediar a fábrica da Eve Air Mobility, responsável pela produção dos eVTOLs, os veículos elétricos de pouso de decolagem vertical, conhecidos como "carros voadores". A data não poderia ser mais significativa: 20 de julho marcou os 150 anos de Santos Dumont, o brasileiro que expandiu os limites da humanidade graças à decolagem histórica do 14-Bis, o primeiro veículo mais pesado que o ar conseguiu decolar por seus próprios meios.
É com muita alegria e senso de dever cumprido que recebemos a notícia. Os primeiros modelos de "carros voadores" devem sair da fábrica da cidade a partir de 2026. A Embraer já ter uma carteira de encomendas de 2.850 eVTOLs, o que somam mais de US$ 8 bilhões em vendas.
São números significativos.
Para atrair esse investimento, a Prefeitura trabalhou muito. Ofereceu espaço de 130 mil m2 ao lado da área que a Embraer já ocupa na cidade, além de incentivos fiscais. Pesou nessa escolha nossa localização estratégica, ao lado das rodovias Dutra e Carvalho Pinto, além do fato de estarmos perto da sede da Embraer, em São José dos Campos, e no eixo Rio-São Paulo. Pesou também o respaldo que tivemos do governador Tarcísio de Freitas, um incansável defensor do desenvolvimento do Estado.
Agora, a Secretaria de Desenvolvimento de Taubaté trabalhará em conjunto com a Embraer para garantir que todas as etapas do projeto sejam conduzidas com eficiência e responsabilidade, com foco no pleno desenvolvimento desta nova fábrica e sua integração harmônica com a comunidade.
Tudo isso não ocorreu por acaso.
A Embraer, por meio da Eve Air Mobility, se soma a muitas outras empresas, como a CSN/Prada, por exemplo, que enxergaram em Taubaté o espaço ideal para suas novas unidades. São novos empregos em uma cidade que já bate recorde na geração de postos de trabalho (mais de 10.000 desde 2021), mais oportunidades de negócios e recursos. Para a nossa população, isso se traduz em mais educação, mais saúde e mais qualidade de vida, além de mais empregos.
Muitas vezes, como gestores públicos, temos que enfrentar decisões difíceis. Passamos por um momento assim, por isso o Decreto 15.616, que traça um conjunto de medidas especiais para controle de despesas públicas. Isso será feito com foco, de forma a manter a qualidade dos serviços que prestamos à comunidade, sabendo que serão medidas necessárias, mas passageiras. Decisões como a anunciada na última quinta-feira pela Embraer, no entanto, mostram que o trabalho da administração municipal de investir na geração de empregos e na atração de investimentos, está no rumo certo. Correções são necessárias, mas estamos no rumo certo.
Taubaté é grande, como prova a nossa história. E, com foco, trabalho e seriedade, estamos decolando. Agora, para um futuro ainda melhor.