22 de dezembro de 2024
MOBILIDADE

Projeto de trem que pretende ligar São José à capital aguarda qualificação do Estado

Por Débora Brito | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Trem Intercidades pretende ligar a capital paulista ao Vale

A Secretaria de Parcerias em Investimentos do estado de São Paulo informou que avalia elaborar estudos de viabilidade da implantação do eixo leste do TIC (Trem Intercidades), para permitir a ligação entre a capital paulista e São José dos Campos por linha férrea.

O projeto, no entanto, ainda precisa ser qualificado no PPI-SP (Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo). Estão qualificados atualmente apenas o TIC Sorocaba (eixo oeste) e o TIC Campinas (eixo norte), que já tem edital publicado e leilão marcado para novembro deste ano. O modal da região de Campinas terá extensão aproximada de 100 km, que serão percorridos em uma hora de duração. O investimento previsto para o eixo São Paulo - Campinas é R$ 12 bilhões.

A qualificação do eixo de São José dos Campos ainda depende de formalização do projeto junto ao governo estadual. Segundo a secretaria, somente após essa qualificação terá início a fase dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e serão definidos detalhes sobre a rota, valor das passagens, extensão da via, tipo de veículo, velocidade, valor do investimento, entre outras informações.

Outro TIC que ainda está em discussão e não foi formalizado é o do eixo sul, que prevê a ligação da capital com a cidade de Santos. Os quatro projetos visam melhorar a mobilidade entre a capital e cidades pólo do interior e desafogar o trânsito nos acessos da região metropolitana.