A prefeitura de Taubaté interditou na última terça (18) um galpão de ferro velho por irregularidades de funcionamento. O embargo ocorreu durante a "Operação Ferro Velho, realizada por equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Secretaria de Serviços Públicos, para identificar galpões de sucata e reciclagem que vendem materiais de origem ilícita, como fios de cobre furtados de postes da rede elétrica.
Segundo a prefeitur, o furto de fiação elétrica não só causa prejuízos financeiros, mas também representa um risco para a segurança da população, podendo ocasionar acidentes e interrupção no fornecimento de energia.
Durante a operação, os fiscais vistoriaram três galpões e aplicaram medidas administrativas. Apenas um dos locais recebeu uma notificação para encerrar suas atividades.
Os estabelecimentos estão localizados no Portal da Mantiqueira, Jardim Novo Horizonte e Esplanada Independência. Esses bairros foram selecionadas com base em informações e denúncias recebidas pelas autoridade sobre a prática de atividades criminosas.