A Embraer encerrou a participação na Paris Air Show, uma das principais feiras de aviação do mundo, com 28 encomendas para seus aviões comerciais, os E-Jets.
O volume é três vezes superior aos pedidos do principal concorrente da fabricante brasileira, o avião A220 da Airbus, que saiu da feira com nove pedidos.
A Embraer anunciou na feira francesa dois novos pedidos firmes. Um veio da espanhola Binter Canarias, que confirmou a aquisição de mais seis jatos E195-E2, e o outro da companhia regional Envoy Air, dos Estados Unidos, que pediu mais sete modelos E175 de primeira geração.
Houve ainda a revelação da identidade de um comprador de 15 aeronaves E195-E2, até então mantido em sigilo. Trata-se da empresa de leasing Azorra. Com isso, a Embraer somou mais 28 pedidos em Paris e ficou em terceiro lugar no quadro geral de encomendas efetuadas no evento.
Na avaliação de Marcos Barbieri, professor de economia da Unicamp e especialista em indústria aeroespacial, a quantidade de aviões comerciais da Embraer encomendados no Paris Air Show está de acordo com o tamanho do segmento em que a fabricante brasileira atua e o contexto do cenário econômico global atual pós-pandemia.
“Hoje os jatos comerciais da Embraer têm praticamente somente um concorrente de peso, o Airbus. E nesse segmento, a Embraer está melhor que a Airbus. Seria um problema se a Airbus recebesse um grande pedido de A220 e a Embraer nenhuma encomenda. Mas isso não aconteceu”, disse ele ao site Airway.
“O fato da Airbus ser uma empresa maior que a Embraer não significa, neste momento, que o A220 pode bater os E-Jets”, completou Barbieri.
Terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, a Embraer trabalha no segmento de jatos leves para até 150 passageiros.
Trata-se do degrau abaixo das aeronaves de médio porte, a categoria de jatos comerciais mais populares do mercado e que tem como principais expoentes as famílias A320neo da Airbus e o 737 MAX da Boeing. No ano passado, a Airbus entregou 53 jatos A220 e a Embraer, 57 E-Jets.
“Mesmo tendo à frente a concorrência da maior empresa aeroespacial do mundo, a Embraer continua liderando o mercado de jatos com até 150 assentos”, disse o especialista da Unicamp.