Uma mesa de debate realizada na noite desta sexta-feira, 23, no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Franca, contou com a presença da deputada estadual Thainara Faria (PT). Em pauta, a discussão sobre os desafios do acesso da comunidade LGBTQIAPN+ à educação.
O evento fez parte da programação da 3ª Semana da Diversidade de Franca, promovida pelos órgãos representativos Coletivo Close Certo e a ONG Fênix com apoio do Cass (Centro Acadêmico de Serviço Social da Unesp). As atividades, que começaram na última segunda-feira, 19, seguem até o próximo dia 28.
Parlamentar mais jovem a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo, aos 28 anos, Thainara tem como uma de suas plataformas a luta pela diversidade e que esta seja de fato representada em todos os cantos.
“Para se discutir a diversidade é preciso haver a representação. Enquanto houver apenas pessoas brancas, héteros e cisnormativas discutindo os problemas da fome, da falta de habitação, da baixa empregabilidade, com certeza não teremos soluções para alguns problemas”, disse a deputada em sua fala.
Idealizador do evento e líder do Coletivo Close Certo, o professor Leontter Reche expôs que o acesso à educação, principalmente no nível superior, é um dos grandes desafios a pessoas LGBTQIAPN+. “Eu frequento há muito tempo a Universidade, mesmo sem ter sido aluno. E algo que sempre é nítido pra mim é a dificuldade de ver os meus aqui dentro. A minha comunidade, da minha cidade, da periferia. Isso precisa ser diferente”.