24 de dezembro de 2025
ESPORTE

Exposição sobre igualdade de gênero no futebol chega a São José dos Campos

Por João Vítor Trindade |
| Tempo de leitura: 3 min
João Vítor Trindade / OVALE
Exposição tem módulo especial sobre a história do futebol feminino em São José dos Campos

O Museu de Esportes de São José dos Campos recebe a partir desta segunda-feira (12) até 1º de setembro a exposição "CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol". O museu fica no Estádio Martins Pereira e a visitação é gratuita.

A exposição traz a história de resistência das mulheres brasileiras que foram proibidas por lei de jogar futebol entre os anos de 1941 e 1979, mas driblaram as dificuldades para manter o esporte vivo como um sonho para mulheres e meninas das gerações atuais.

A exposição mostra como as mulheres brasileiras encontraram maneiras de continuar jogando futebol mesmo proibidas, como em partidas disputadas como se fossem atrações de circo.

Os visitantes também poderão acompanhar o desenvolvimento da modalidade após a queda da proibição, em 1979, e especialmente após a regulamentação em 1983, e a precariedade e falta de apoio até o final da década de 2010.

Vale lembrar que a Seleção Feminina de Futebol jogou com uniformes da Seleção masculina até 2019, quando finalmente foi desenvolvido um modelo próprio para as mulheres.

Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner, Lu Castro e da ex-jogadora e atual dirigente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Aline Pellegrino, a exposição é realizada pelo Museu do Futebol, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. O evento conta com o apoio do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo).

A diretora técnica do Museu do Futebol, Marília Bonas, fala da importância da exposição para São José. “Trazer a exposição “contra-ataque é uma grande conquista trazer para São José. A cidade é uma referência do futebol feminino e tem o time com mais títulos do futebol feminino brasileiro. Aqui nós contamos não só a história da proibição, o que é importante para conhecer o porquê o futebol feminino não ser tão reconhecido como o masculino, mas nós trazemos um pedaço dessa resistência para São José dos Campos, com as taças e as fotos”, disse Marília a OVALE.

A exposição acontece em um momento especial para o esporte, pois este é o ano da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputada na Austrália e Nova Zelândia a partir de 20 de julho.

“Nós temos registros de mulheres jogando futebol em desde a década de 20, só que a partir do momento em que a mulher ocupa, o espaço do campo, ela divide esse espaço. Ela vai deixar de cumprir uma série de coisas que a estrutura da sociedade patriarcal impõe a ela", comentou a curadora Lu Castro à reportagem.

A exposição tem um módulo especial sobre a história da modalidade em São José dos Campos e mostra como o futebol feminino floresceu nos bairros de forma quase invisível.

O registro mais antigo conhecido de mulheres jogando futebol na cidade remonta aos anos 1950, com uma partida na inauguração do Campo do Rhodosá, no bairro de Santana. Já no início dos anos 1980, ocorriam as "peladinhas" no Campo do Amâncio. Uma figura fundamental nessa história é Selma Profício, que se tornou treinadora do time Raios de Sol e ajudou a desenvolver o futebol feminino em toda a cidade, que chegou a contar com 21 times.

A partir dos anos 1990, o São José Esporte Clube começou a investir no futebol feminino, que hoje continua ativo com o São José Futebol Feminino. O clube é a única equipe que disputou todos os campeonatos brasileiros realizados até hoje e é dono de três títulos da Copa Libertadores (2011, 2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2012 e 2013), um Torneio Internacional de Clubes (2014) e três Campeonatos Paulistas (2012, 2014 e 2015).

O Museu de Esportes de São José dos Campos funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A exposição receberá a visita de crianças de escolas da cidade, com o objetivo de gerar reflexão sobre a importância da igualdade de gênero no esporte.