27 de dezembro de 2024
ECONOMIA

Empresários e Estado debatem ampliação de Campinas no mercado internacional

Por Da redação | Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Debate em Campinas

A Prefeitura de Campinas promoveu encontro com empresários da cidade e de municípios da região para discutir formas de atração de investimentos internacionais.

Realizado no IAC (Instituto Agronômico de Campinas), na semana passada, o evento, que reuniu cerca de 130 pessoas, recebeu o secretário de Negócios Internacionais do governo do Estado, Lucas Ferraz, que destacou a importância de Campinas para a economia estadual.

Segundo ele, é preciso “fazer o dever de casa, no âmbito da Secretaria, e trabalhar para aumentar ainda mais a inserção de Campinas no mercado internacional”.

Como estratégia para atrair capital estrangeiro para o estado nos próximos anos, tendo em vista o aumento do nível de inserção internacional da região, Ferraz citou a necessidade de políticas ativas relacionadas principalmente à tributação, pensando em alternativas e redução do ICMS, além de incentivo à projetos relacionados a novas fontes de energias renováveis.

“No âmbito da Secretaria Estadual de Negócios Internacionais vamos trabalhar para aumentar ainda mais a inserção internacional dessa região e Campinas tem uma vantagem comparativa muito interessante em relação ao restante do estado dada a qualificação da mão de obra, a existência de universidades de primeira linha e centros de pesquisas”, ressaltou o secretário.

Leia mais: ‘Viracopos adotou uma filosofia empresarial com a concessão’, diz diretor comercial


CONCESSÃO DE VIRACOPOS

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), falou no evento da necessidade de resolver a questão da concessão do aeroporto de Viracopos para ampliar a exportação.

“É preciso resolver o impasse relacionado à relicitação ou manutenção do contrato com a atual concessionária, estamos cobrando essa resolução. Sabemos que é uma situação complexa, mas é preciso resolver isso para que o aeroporto possa investir na estrutura e, a médio e longo prazo, aumentar a capacidade de exportação”, disse ele.

O prefeito também falou dos projetos que estão sendo desenvolvidos no município para tornar a cidade mais competitiva.

Saadi citou a lei de incentivos fiscais para empresas, a criação do Polo de Desenvolvimento Sustentável e a requalificação do pátio ferroviário.

“Avançamos muito e temos nos esforçado para que Campinas tenha um ambiente de negócios cada vez melhor”, afirmou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, ressaltou os números impressionantes de Campinas. "São motivos mais que suficientes para trazer novos negócios, especialmente em âmbito internacional. Estamos confiantes em uma transformação na cidade”.

RECEITA FEDERAL

O auditor-fiscal da Receita Federal e delegado da Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos, Camilo Cremonez, mostrou no evento números de importação e exportação em Viracopos e disse que o aeroporto “é importante não só para a região de Campinas, como para o estado de São Paulo e para o país”.

Das cinco maiores unidades aduaneiras do país, as quatro maiores estão no estado de São Paulo, sendo que Viracopos é o maior no modal aéreo.

Dados do Observatório PUC-Campinas, com base na exportação do mês de abril de 2023, indicam que a RMC (Região Metropolitana de Campinas) registrou queda de 12,76% nas importações e um pequeno aumento de 0,77% nas exportações.

Nos dados levantados em maio relativos ao mês de abril, houve diminuição de -6,47% nas exportações e diminuição de -6% nas importações da RMC, resultando em queda de -5,7% no déficit comercial regional.

Porém, as participações nas importações e exportações do estado de São Paulo foram de 20,57% e 7,54%, respectivamente, representando um pequeno aumento na participação da RMC tanto nas importações quanto nas exportações em relação ao mesmo período do ano anterior.