Tremembé, cidade conhecida como a "Capital da Arrancada" no Vale do Paraíba, está prestes a receber a emoção da segunda disputa de arrancada automobilística organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo em 2023. A partir de hoje e durante todo o final de semana, o município será palco da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada, um dos eventos mais importantes da modalidade no Brasil.
A pista Race Valley será o centro das atenções a partir desta sexta-feira (19) até domingo (21). O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, por meio da Comissão Nacional de Arrancada e da M&L Produções. A programação do evento inclui treinos livres ao longo do dia de hoje e, no sábado e domingo, a partir das 9h, acontecerão as fases eliminatórias das mais de 20 categorias em disputa. A cerimônia do pódio está prevista para as 18h30 de domingo, encerrando a competição.
A expectativa para esta etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada é a quebra de recordes, devido às condições favoráveis do tempo, com previsão de clima seco e baixas temperaturas em Tremembé. A pista também está em excelentes condições, de acordo com o presidente da Comissão Nacional de Arrancada, Fábio Pascoal.
Tremembé já é considerada a "Capital da Arrancada" no estado de São Paulo pelos fãs do esporte, pois sua pista é de nível internacional, avaliada pelos pilotos como sendo de excelente qualidade e considerada a mais bonita do Brasil. Além desta etapa do Campeonato Brasileiro, Tremembé sediará outras quatro etapas do Campeonato Paulista, também realizadas pela CBA ao longo de 2023.
A pista Race Valley de Tremembé é certificada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a mesma entidade que rege as competições da Fórmula 1. É uma das poucas pistas do estado de São Paulo que recebe competições deste porte. O local é um espaço profissional de alto nível, oferecendo atrações e lazer para as famílias e os fãs da categoria em geral.
Tremembé já é conhecida por ter sido palco de recordes importantes na arrancada, como o tempo de 10s029 na categoria Dragster Junior J10, conquistado pelo piloto Pedro Fabiano Sperendio Pollis durante a etapa do Campeonato Paulista de 2022. Outro destaque vai para o piloto Alan Fontes e seu GM Chevette, recordista nacional com o tempo de 5s561 para percorrer os 201 metros da pista de Tremembé, competindo na categoria Traseira Street Turbo – TST.