Recentemente, fui convidado pelo meu amigo Casquinha, Prefeito de Jambeiro, para apresentar ao Secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, em nome do Consórcio Três Rios, o projeto de levantamento das nascentes, das áreas de reserva legal privadas e públicas sem proteção vegetal e das remanescentes de Mata Atlântica, das cidades de Cunha, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Natividade da Serra, Paraibuna, Jambeiro e Santa Branca.
A justificativa é que nestas cidades estão as nascentes dos rios que formam o Rio Paraíba do Sul (Rio Paraitinga e Rio Paraibuna), responsável pelo abastecimento do Vale do Paraíba paulista e fluminense e do Sul de Minas. Portanto, o projeto contribuiria para a contenção dos efeitos climáticos e potencializaria nossa microrregião, via prefeituras ou consórcio. A principal dificuldade é a produção de informações suficientes. As prefeituras têm poucos dados e recursos técnicos para o levantamento destes itens.
Neste quesito, Jacareí está fazendo a lição de casa. Desde 2018, realizamos diversas parcerias com organizações sociais, empresas, universidades e proprietários rurais para o planejamento da paisagem do município, identificando suas nascentes e áreas privadas de reserva legal, propondo o reflorestamento com árvores nativas, para formação de um corredor ecológico, e identificando as áreas públicas que precisam ser reflorestadas. As organizações sociais também buscam nas empresas o financiamento do plantio e da sua manutenção, fazendo a intermediação entre proprietários rurais e empresas.
Neste período, consciente do dever de dar respostas ambientais, ampliamos o trabalho de educação ambiental, restauramos e abrimos o Viveiro Municipal, criamos o Conselho Municipal do Meio Ambiente, assumimos o licenciamento dos empreendimentos de baixo impacto local e acertamos, com a CETESB, os Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental, cumprindo as compensações ambientais pelas obras públicas.
Este conjunto de ações já apresenta bons resultados. O programa ‘Município Verde e Azul’, do Governo do Estado, que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas, aponta um importante indicador: em 2018, Jacareí ocupava a 256ª posição no ranking do programa. Em 2021, subimos para a 164ª posição, devido ao plantio de cerca de 35.882 mudas, o que equivale a 22,64 hectares de restauração florestal, com plantas nativas da Mata Atlântica. Somando esse número ao dos plantios de voluntários, totalizam 62.337 árvores plantadas.
Juntando o planejamento de Jacareí à complementação dos levantamentos já realizados por São Luiz do Paraitinga e Paraibuna, ao das demais cidades, postulado pelo consórcio junto ao governo do Estado, teremos condições de pleitear, individualmente ou em consórcio, recursos privados externos e internos, para restabelecimento das nascentes que produzem água, além de combater os efeitos do aquecimento global e proteger os três rios de nossa região.