A Embraer anunciou na noite desta quinta-feira (11) que a NetJets, empresa estadunidense responsável por táxi aéreo de aviões a jatos executivos, fechou um contrato para a aquisição de 250 novas unidades de jatos Praetor 500.
O início das entregas das novas aeronaves à empresa do exterior deverá ocorrer a partir de 2025. O negócio é avaliado em cerca de US$ 5 bilhões. A NetJets e a Embraer já possuem uma parceria há dez anos, mas anteriormente a fábrica estadunidense operava com as aeronaves Phenon 300 da empresa de São José dos Campos.
“Desde 2010, a Embraer tem o privilégio de ser parceira da NetJets. A presença de nossas aeronaves líderes em tecnologia e performance em seus mercados na NetJets é uma verdadeira prova do valor de nossa marca e de nossa capacidade de oferecer a melhor experiência em aviação executiva”, destacou em nota ao site da Embraer o presidente e CEO da empresa, Michael Amalfitano.
De acordo com a empresa brasileira, o Praetor 500, jato adquirido pela NetJets, é um novo modelo executivo de porte médio e considerado ‘mais revolucionário e tecnologicamente avançado’, com o que seria o melhor alcance da categoria, com a possibilidade de voar de uma costa a outra dos EUA sem paradas.
Além disso, a Embraer ainda enfatizou ser o modelo a única propriedade atualmente da categoria com controles completos de voo fly-by-wire, ou, em tradução livre, sistema de controle por cabo elétrico.