06 de janeiro de 2025
LEILA PAES

Mãe

Por Leila Paes | Pastora e psicóloga
| Tempo de leitura: 3 min

Ser mãe, entre tantas coisas especiais e fundamentais, é dar lugar à continuidade e permanência, com esperança e perseverança. A mãe cultiva e vê nascer. Depois, continua cultivando e vê crescer, até enviar para o destino esse alguém que vai realizar tudo isso, novamente. Que seria de nós sem essa parte tão importante do Universo, que é a mãe?

Uma das partes mais importantes da vida é a constância, uma vez que ela traz segurança. Sabemos que haverá um dia após o outro, e isso nos dá um norte, um projeto (acordar), e uma esperança: as coisas vão continuar, mais um dia vai nascer e com ele novas escolhas. Essa continuidade é vital. A mãe é essa figura preservadora e continuadora que nos abençoa tanto. Ela traz essa segurança, ao passar sua própria vida aos seus filhos, de que o mundo prossegue. E nós prosseguimos também.

A mãe é o símbolo maior do nascimento, impressionante acontecimento que preserva a vida.  Além do nascimento, a mãe também proporciona o ambiente necessário para que o crescimento aconteça, sendo peça fundamental em um cenário complexo, porém belo. Ao proporcionar o alimento de todos os tipos: além da comida, as emoções boas, o abraço cheio de afago, a provisão do colo, e o ensino das coisas fundamentais da vida, como se alimentar, se cuidar, e brincar. A mãe está nos preparando para as tarefas mais complexas e realizadoras do ser humano. A mãe trabalha, com a família, a trama que vai montar o tecido de quem somos! Aprendemos tanto com ela! Tantas coisas são passadas de geração a geração pelas valiosas mães!

Hoje nosso coração nos convida a continuar. Mais um dia, mais uma hora, mais um passo, mas devemos continuar. Mesmo que tudo esteja desesperador agora, o continuar vai nos ajudar a chegar no amanhã, onde haverá um novo fôlego e uma nova situação. As Escrituras Sagradas colocam o rumo para essa jornada: “crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria” (Colossenses 1:10,11). Na linda tarefa de ser mãe o que mais nos ajuda é crescer em conhecer quem Deus é e o que Ele pensa de cada uma de nós, como Ele age e o quão profundamente Ele nos ama. Isso traz forças verdadeiras para nos ajudar na perseverança e paciência necessárias para continuar, mais um dia, e mais um, e mais um, até que a luta de hoje passe, até o problema insolúvel receber uma solução, até que nosso coração, fortalecido, veja e perceba o quanto somos apoiadas nessa tarefa tão desafiadora, mas tão linda, que é a de maternar.

Vamos continuar. E vamos preservar o amor, criando filhos e filhas firmes em quem são, íntegros e desbravadores do futuro como instrumentos de amor. Parabéns mãe! Sua presença é tão fundamental. Nossa gratidão imensa a você, que participa do nascer e crescer tão lindamente, trazendo para o nosso mundo todo o “continuar” que precisamos. Que Deus a abençoe, mãe, muito!