07 de janeiro de 2025
FRAN GALVÃO

Qual o estilo da sua mãe?

Por Fran Galvão | Consultora de imagem e estilo
| Tempo de leitura: 3 min

A uma semana do dia das mães vale refletirmos sobre a importância delas em nossas vidas e claro, pensar em um presente que transmita todo nosso amor e gratidão.

Minha mãe costumava dizer que nesta data não valia ser um presente para a casa, precisava ser para ela. Temos até uma passagem na família quando minha irmã, ainda criança, juntou suas economias e comprou um ferro de passar roupas e serviu de piada por anos a fio como exemplo do que não ser feito – mesmo o tal ferro tendo sido todo decorado com stickers e lacinhos.

Boas memorias a parte, que tal observar sua mãe (aliás que privilégio fazer isso) e baseado na teoria dos sete estilos universais pensar no presente dela, que mais do que nos dar à luz, é a luz em nossos dias!

É verdade que ergo a bandeira dessa teoria ser ultrapassada, pois não gosto de definir a imagem de minhas clientes e alunas, colocando cada uma delas em uma caixinha de características. Acredito muito mais que passar à elas as ferramentas para transitar em todas as 07 possibilidades quando necessário ou for de sua vontade é muito mais rico e singular.

Mas, quando pensamos em presentes, a teoria pode ser um excelente guia. Então vamos lá:

Mãe Clássica ou Tradicional: Chamar a atenção não é seu objetivo, estão sempre optando por roupas com linhas retas e poucos detalhes, estampas como risca de giz, listras, xadrez e pied-de-poile são as prediletas. As cores mais neutras como preto, branco, cinza, marinho e bege, em geral são as predominantes. É um estilo mais atemporal e que reflete inclusive nos acessórios e sapatos, sempre mais discretos.

Mãe Criativa: para essa mãe não importa se a roupa está na moda ou não, ela gosta de misturar tudo, criando looks lindos de um jeito que só ela sabe usar. Peças vintage ou modernas, texturas, cores, estampas e sobreposições estão presentes em seu guarda-roupa, assim como acessórios e sapatos diferentes e até inusitados.

Mãe Sexy: uma mãe que chama atenção por onde passa por usar cores fortes, decotes, animal print, transparências, recortes, saltos, tudo de uma forma linda, sabendo valorizar seu corpo e estilo sem vulgarizar.

Mãe Esportiva: conforto e praticidade estão presentes no guarda-roupa da mãe esportiva através de roupas básicas, que conversam entre si e de tecidos naturais e gostoso ao corpo. Peças e acessórios funcionais estão como seus prediletos.

Mãe Moderna: é cosmopolita, é urbana, é antenada! Gosta de cores fortes, e de criar contrastes no visual, com modelagens diferentes, assimetrias, misturar peças do guarda-roupa feminino com o masculino, ousar nas bolsas e sapatos. Não tem medo de traduzir sua personalidade através do visual.

Mãe romântica: feminina e delicada, mas atenção, isso não quer dizer um visual infantilizado ou bobo. Rendas, flores, babados, bordados, tecidos fluidos, vestidos e saias rodadas, cintura marcada, mangas bufantes, cores claras e pastel, estão presentes no visual dessa mãe.

Mãe Elegante: gosto muito de uma frase para descrever essa mãe, “a mãe clássica é elegante, mas a mãe elegante pode não ser clássica”. Ela gosta de investir em peças de qualidade e com bom acabamento. Looks monocromáticos, ton sur ton, seda ou alfaiataria estão presentes em seu guarda-roupa.