Um portal afiliado à rede
19 de maio de 2024

CULTURA

Projeto Triskle leva arte circense do fogo para São José em espetáculo ‘Transcendências'

Apresentação ocorre no sábado, às 20h, na Casa de Cultura Flávio Craveiro

Por Da Redação
São José dos Campos

04/05/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Créditos: Ilaria Scione

Trazendo a arte circense do fogo em diversas modalidades de malabarismo, corda bamba, bambolês e led, em números de solos, duetos e conjuntos, o Projeto Triskle apresenta o espetáculo circense Transcendências em São José dos Campos no próximo sábado (6), com apresentação a partir das 20h, na Casa de Cultura Flávio Craveiro, que está localizado na Av. Lenin, 200, no bairro Dom Pedro I, na zona sul do município.

Tendo o fogo como grande protagonista, a montagem foi criada inicialmente para o festival Festa del Fuoco, em Stromboli, Itália, e chega ao Estado de São Paulo nos meses de maio e junho. Além de São José, São Sebastião, Campinas, Botucatu, Santos, Ubatuba e São Paulo também receberão a apresentação.

Concebido como um espetáculo para espaços abertos, parques ou praças, o trabalho visa levar a arte circense do fogo para um público diverso.

“Partimos da vontade de criar conexões entre bambolês e buugengs, entre didgeridoos e bambolês, entre a corda e o fogo, e ao mesmo tempo tínhamos o desejo de ir além dos nossos limites com a pirofagia, desbravando outros caminhos”, explica Barbara Francesquine, artista da trupe e diretora geral do espetáculo, que decidiu levar o projeto inicial para outro patamar.

O trabalhou ainda ganhou a colaboração da dramaturga Anna Toledo na elaboração do roteiro, que, em colaboração com os artistas, propôs provocações cênicas para a construção do espetáculo. Os números circenses narram as jornadas de três forças: a Curiosidade, a Coragem e a Virtude (representadas pelos artistas Alexandre Salomão, Barbara Francesquine e Gustavo Olitta). Através de jogos e desafios, cada “força” vislumbra nas outras a complementaridade e encontra a possibilidade de transcendência.

“O grande desafio foi elaborar a criação de forma que nós três conseguíssemos executar tudo sozinhos, inclusive a parte técnica, sem ajuda de técnicos de palco”, diz Barbara, ressaltando ainda que a autossuficiência é essencial para a vocação viajante e ‘de rua’ do espetáculo.

Entretanto, para a montagem que estreia no próximo dia 6 (sábado) em São José, a trupe contará com uma equipe de colaboradores, que os auxiliará em toda a logística para levar "Transcendências" para as outras cinco cidades em que o espetáculo será apresentado.