07 de janeiro de 2025
FRAN GALVÃO

Mix and Match: Dicas práticas para misturar estampas

Por Fran Galvão | Consultora de Imagem e Estilo
| Tempo de leitura: 2 min

Essa semana um tema recorrente nas minhas mídias foi o uso de estampas no visual. Amadas por umas, temidas por outras! Sem dúvida um visual composto por estampas é marcante e esbanja personalidade.

Quando falamos em estampas e, principalmente, na mistura delas, as dúvidas e receios são mais frequentes, mas garanto que além de multiplicar seu guarda-roupa ainda pode ser um show de estilo.

Na Consultoria de Imagem trabalhamos com algumas técnicas para fazer do “mix and match” estampado algo prático, rico e muito usual. Tais técnicas são baseadas na nossa plasticidade cerebral e na acomodação visual, ou seja, existe uma lógica por traz delas. Mas sem mais delongas, vamos ao que interessa. Começando com algumas premissas básicas:

Comece escolhendo as estampas com cores que você gosta, ou que estão na sua cartela, isso garantirá que você se sentirá mais confortável em usá-las.

Apostar em desenhos clássicos como listras, poás, formas geométricas, xadrez etc., é uma ótima alternativa para quem quer começar a se aventurar no uso de estampas.

Para equilibrar estampas é preciso pensar no tamanho delas. Cada pessoa tem preferências específicas em relação ao tamanho dos prints, há quem ame os florais pequenininhos e, aquelas que não renunciam a flores grandes, por exemplo. Mas que tal brincar com as proporções e misturar as duas?

Dito isso, vamos as dicas para que você entre para o time (se é que ainda não é) das que misturam estampas e esbanjam fashionismo:

1. Uma estampa + uma cor: para as iniciantes, vamos começar escolhendo uma estampa e vamos combiná-la com outra peça colorida. Mas, não vale cores neutras. Vamos pensar em repetir uma das cores da estampa. Que tal?

2. Uma estampa preta e branca + uma estampa colorida: vamos começar a dificultar um pouco, mas ainda sim dentro de um padrão confortável. As estampas em preto e branco, devido a neutralidade das cores, nos permite, mais facilmente, combiná-las com outras estampas mais coloridas. Então que tal listras em preto e branco, combinadas com um lindo floral ou uma onça chique?

3. Combinação de estampas por repetição de cores: subindo um degrau em ousadia, a terceira dica é buscar por duas estampas que tenham a mesma cartela de cores. Por exemplo, listras em azul e branco com xadrez azul e branco.

Gostou da brincadeira? Então topa subir mais um degrau na ousadia?

4. Combinação de estampas por repetição de tema: aqui iremos buscar por estampas dentro da mesma temática. Poá com poá, listras com listras, animal print com animal print. As cores não importam e sim criar uma estética baseada na repetição do tema.

Não tenha medo de experimentar! Ao combinar roupas e acessórios é muito importante se olhar no espelho, entender como você se sente com aquela combinação. Como já falei antes por aqui, vale compreender e aceitar que nem tudo que é bonito é para a gente! Precisamos fazer as pazes com o belo que não é para nós, e aprender que algumas coisas vamos contemplar apenas nos outros. Mas vale sempre lembra-las de “ouse, ousar”