A Prefeitura de Taubaté irá contratar uma empresa para a realização de serviços de manutenção e limpeza na zona rural do município.
O pregão eletrônico que irá definir a empresa que ficará responsável pelo serviço está marcado para a próxima terça-feira (18). O contrato poderá custar até R$ 6,09 milhões a cada 12 meses.
Para realizar serviços como roçagem, capina e poda de árvores, a empresa deverá disponibilizar um total de 38 profissionais, sendo 20 conserveiros, seis ajudantes de operação em geral, cinco operadores de roçadeira, dois operadores de motosserra, um operador de triturador, três encarregados gerais e um engenheiro agrônomo ou florestal. A vencedora da licitação também terá que disponibilizar 38 veículos e equipamentos, como caminhões, tratores, retroescavadeira, roçadeira e soprador de folhas.
JUSTIFICATIVA.
No edital, o governo José Saud (MDB) alega que a contratação "visa atender uma demanda reprimida de conservação das estradas, localizadas em zonais rurais e de expansão do município, com o escopo de assegurar a periodicidade e a frequência necessárias de manutenção e conservação, garantindo, desse modo, acessibilidade, segurança e fluidez para os veículos, moradores e demais pessoas que transitam pela zona rural".
A gestão emedebista argumenta ainda que, "no período das chuvas, as estradas ficam esburacadas, com muita vegetação e barro, sem condições de trânsito", e que, "em alguns casos, ônibus escolares e caminhões de coleta de lixo ficam impedidos de acessar determinadas localidades por conta de atolamento, ocasionando transtornos para todos que moram e transitam na região rural".
O edital traz uma relação de dezenas de vias e estradas rurais que poderão receber os serviços. Juntas, essas vias somam 176 quilômetros de extensão, sendo a maioria delas de terra.