24 de dezembro de 2025
TRANSFOBIA

Câmara de São José aprova moção que manifesta 'solidariedade' a Nikolas Ferreira

Por Sessão Extra | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O deputado bolsonarista Nikolas Ferreira

Moção
A Câmara de São José dos Campos aprovou essa semana uma moção que manifesta solidariedade ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Solidariedade
No texto, o vereador Thomaz Henrique (Novo) alega que Nikolas "tem sofrido ataques de membros da esquerda sendo acusado injustamente de transfobia, por se posicionar contra a participação de homens biológicos em competições esportivas na categoria feminina".

Cassação
O vereador do Novo afirma ainda que Nikolas "está sendo ameaçado de cassação, visto que meramente utilizou de seu direito de manifestar e dentro dos limites de sua imunidade parlamentar para expressar a sua opinião".

Votação
A moção foi aprovada com 15 votos favoráveis. Três vereadoras votaram contra: Amélia Naomi (PT), Dulce Rita (PSDB) e Juliana Fraga (PT). Dois vereadores - Dr. José Claudio (PSDB) e Fernando Petiti (MDB) - se abstiveram de votar.

Transfobia
No Dia Internacional da Mulher, após fala da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que é transexual, Nikolas Ferreira subiu à tribuna com uma peruca e disse que se sentia mulher. "Hoje, no Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, porque eu não estava no meu local de fala. Solucionei esse problema [vestiu uma peruca]. Hoje, me sinto mulher. [Sou a] Deputada Nicole. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres", afirmou.