23 de dezembro de 2025
ECONOMIA

Empresa de Taubaté entrega trem metropolitano de contrato com capital paulista

Por Thais Perez | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
OVALE
Divulgação
A empresa investiu em uma nova linha industrial que dobrou a capacidade da fábrica e gerou mais de 500 empregos diretos

A empresa Alstom, que tem sede em Taubaté, realizou a entrega do primeiro trem da série 8900 para a ViaMobilidade, concessionária que administra as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do trem metropolitano da capital paulista e Grande São Paulo.

Em contrato firmado com a  empresa ViaMobilidade, a Alstom está fabricando 36 trens de 8 carros em sua planta industrial de material rodante em Taubaté. Para isso, a empresa investiu em uma nova linha industrial que dobrou a capacidade da fábrica e gerou mais de 500 empregos diretos.

Os trens Metropolis da Alstom para as linhas 8 e 9 são feitos de aço inoxidável e uma das principais vantagens é a sua durabilidade: as carrocerias duram mais de 40 anos e são mais leves em comparação com os modelos de aço carbono. Eles têm capacidade para transportar 2.600 passageiros.

"Este trem avançado, com tecnologia Alstom de controle automático de trens (ATC), permitirá uma circulação mais fluida e confortável para a população da capital, e marca o início de uma jornada para a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas por meio da rede ferroviária”, diz Pierre Bercaire, Diretor Geral da Alstom Brasil.

As linhas 8 e 9 da ViaMobilidade transportam mais de 1 milhão de passageiros por dia. A Linha 8, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 quilômetros de extensão e 22 estações, atendendo aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Já a Linha 9, que interliga Osasco a Bruno Covas - Mendes/Vila Natal, tem 37,3 quilômetros de extensão e 20 estações, atendendo às cidades de São Paulo e Osasco.

Alstom Taubaté
Inaugurada em 2015, a unidade industrial da Alstom em Taubaté é centro de excelência em produção de carros em aço inoxidável.

A unidade foi responsável pela produção de 27 carros Citadis para o VLT do Rio de Janeiro, que foram fabricados em tempo recorde para as Olimpíadas de Verão no Brasil, demonstrando a agilidade, o comprometimento e o foco no cliente da Alstom. O projeto foi o segundo no mundo a ter um sistema 100% livre de catenária. Após a conclusão do contrato do VLT, a fábrica também produziu os carros NS16 para o Metrô de Santiago, no Chile.

Em novembro de 2022, a Alstom inaugurou a ampliação da unidade após um investimento de R? 100 milhões que faz parte da estratégia de crescimento da companhia após a assinatura de seis contratos nacionais e internacionais. Mais de 170 trens (mais de 940 carros) serão produzidos pela Alstom em Taubaté para as cidades de São Paulo (Brasil), Santiago (Chile), Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia), destacando a capacidade da instalação de contribuir para projetos de mobilidade em nível global.

Além do investimento na unidade industrial para atender aos atuais projetos, a empresa está contratando gradativamente cerca de 750 colaboradores no Estado de São Paulo, dos quais 700 atuarão na unidade Taubaté. Para isso, cerca de 500 profissionais estão sendo capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Taubaté para atuar diretamente na produção dos projetos.