16 de dezembro de 2025
CHUVA

Lula chega a São Sebastião acompanhado por 12 ministros para acompanhar resgates

Por Agência Brasil | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
OVALE
Daniela/PMSS
Lula em São Sebastião

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a São Sebastião por volta das 11h30 desta segunda-feira (20), acompanhado de 12 ministros, onde vai conferir de perto os estragos feitos pelas chuvas no final de semana.

Primeiro, ele chegou a São José dos Campos por volta das 10h e desembarcou no aeroporto Urbano Stumpf, como programado, antes de chegar à cidade do Litoral Norte, onde pelo menos 37 pessoas morreram. Uma criança morreu em Ubatuba, chegando a 38 no no total.

São Sebastião é o município mais atingido pelas chuvas, que superaram 600 milímetros em menos de oito horas.

Em mensagem divulgada ontem à noite no Twitter, Lula disse que serão reunidos todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.

O presidente disse ainda que conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, sobre a situação.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região.

Veja em seguida: São Sebastião tem 1.600 pessoas fora de suas casas; mortos seguem em 36 na região