01 de dezembro de 2024
FRAN GALVÃO

Aposta do dia: Colete de Alfaiataria

Por Fran Galvão | Consultora de Imagem e estilo
| Tempo de leitura: 2 min
OVALE
Divulgação
Aposta do dia: Colete de Alfaiataria

Há duas colunas eu trouxe direto de Nova York as tendências de moda para as próximas temporadas e que acredito que irão invadir as vitrines, street style e nossos guarda-roupas logo menos.

Entre algumas apostas o colete de alfaiataria sem dúvida se destacará, seja pela pluralidade de ofertas ou inúmeras possibilidade de uso, transitando muito bem do social ao casual. Ele carrega a elegância de um blazer, sendo uma ótima terceira peça que sempre agrega muito em informação de moda ao visual.

São muitas as histórias da peça, começando lá na Roma Antiga com ele feito de ferro com intuito de proteger os romanos das duras batalhas durante os períodos de guerras e enfrentamentos.

Com os anos, o design e a estrutura foram adaptados ao dia a dia incorporando o guarda-roupa masculino durante o período Barroco, no séc. 17. O item era mais rebuscado, repleto de adornos, brasões, bordados e brocados, e usado sempre acompanhado de camisas e casacos longos. Durante o séc. 19, o colete passou a compor trajes também femininos.

Mas foi só em 1960, com as evoluções sociais, culturais e comportamentais, que a peça assumiu seu lugar à cena fashion, com novos tecidos, designs e texturas.

 Look do dia: Colete de alfaiataria
Com ou sem botões, aberto ou fechado, com ou sem colarinho, os coletes de alfaiataria vêm assumindo um papel de peça tendência e fazendo bonito. Com um ar moderno, vem compondo looks que vão do clássico ao descolado.

Ouso dizer que será uma peça indispensável em nossos guarda-roupas devido a sua versatilidade e atemporalidade, perfeita para quem quer apostar na alfaiataria e ao mesmo tempo sair da mesmice.

Que tal usá-lo todo fechado, substituindo uma regata? - Fica incrível e fashionista!

Com um lindo top de renda por baixo? – Sensual e chique!

E com uma regata? – Descolado e moderno!

Com blusas e camisas por baixo? – Sem dúvida. A peça caminhará do verão para o inverno, podem apostar.

Mas combino com qual parte de baixo? – Todas! Ele funciona com peças clássicas como uma calça de alfaiataria e também com nosso amado jeans. Aliás repetir a mesma cor do colete na calça, será o terninho chique-cool do verão.

Uma peça que nasceu sendo indispensável ao guarda-roupa masculino, mas que foi facilmente incorporada em looks para mulheres de todos os estilos, biotipos e idades!

Uma peça prática, versátil e que deixará nossos looks mais interessantes, modernos e charmosos!