Empresas do Vale do Paraíba estão na liderança de dois projetos estratégicos para a indústria aeronáutica do Brasil e também para o setor de defesa nacional.
Com sede em São José dos Campos, a empresa Akaer foi a vencedora nas duas linhas temáticas da seleção pública do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para projetos de inovação em Plataformas Demonstradoras de Novas Tecnologias Aeronáuticas.
A Embraer foi a vencedora principal na temática 1, a de “aeronave demonstradora de tecnologias com foco no transporte de passageiros”.
Nesta mesma linha, a Akaer foi a segunda vencedora e vai participar por meio de sua unidade de negócios Equatorial Sistemas, que é uma das coexecutoras do projeto, tendo a Embraer como a vencedora do certame.
De acordo com o MCTI, o objetivo é o desenvolvimento de aeronave que integre propulsão elétrica ou híbrida, para transporte de passageiros sem a presença de tripulantes, ou seja, de forma autônoma. Tripulante é a pessoa que exerce função a bordo da aeronave durante o tempo de voo, como o piloto e o copiloto.
ECOSSISTEMA AERONÁUTICO
Segundo a Akaer, o projeto tem o objetivo de desenvolver e validar um conjunto de plataformas demonstradoras de novas tecnologias, que “visa acelerar e incrementar ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o ecossistema aeronáutico brasileiro”.
A Equatorial fornecerá a bateria para a propulsão elétrica da aeronave utilizando células eletroquímicas de última geração e sistema de gerenciamento eletrônico avançado.
O recurso previsto pelo MCTI para a linha temática 1 é de R$ 120 milhões, que poderá ainda ser suplementado em função de acréscimo de recursos orçamentários e financeiros. De acordo com as regras do governo federal, a Embraer e a Akaer terão que aportar 50% e 25% do valor da subvenção, respectivamente, dentro do projeto.
AVIÃO REMOTO
Na linha temática 2 (Aeronave demonstradora de tecnologias remotamente pilotada e com peso máximo de decolagem maior que 150 kg), a Akaer foi a vencedora principal da seleção, tonando-se a líder executora do projeto. O investimento previsto no projeto é de R$ 20 milhões.
“Isso comprova, mais uma vez, a competência e dedicação de todos os profissionais envolvidos”, informou a empresa.
A Akaer usará sistema de propulsão elétrica híbrida com células de hidrogênio para voo horizontal e bateria eletroquímica para decolagem e pouso verticais.
O projeto prevê também a operação BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) para aumentar o alcance do voo além do horizonte, assim como o teste e validação de múltiplos subsistemas viabilizadores do voo autônomo (sem piloto).
Em cooperação com o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do Senai na Bahia, segundo a Akaer, o projeto integrará um sistema para teste e validação de tomada de decisão autônoma em tempo real baseado no sensor LIDAR (Light Detection and Ranging).
Para a empresa, as seleções são um “incentivo às empresas brasileiras em seus trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologia avançada”.
Em 2022, a Akaer completou 30 anos de contribuição para o desenvolvimento de tecnologias de ponta para os setores de Defesa, Aeroespacial e Indústria 4.0. A empresa possui sede em São José dos Campos e escritórios comerciais em outros dois países.
AKAER
A participação da Akaer nos dois projetos lançados pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) para as aeronaves sem piloto é considerada estratégica para os planos da empresa, que é sediada em São José dos Campos.
Segundo o CEO da AKaer, Cesar Silva, os projetos vão acelerar o desenvolvimento da empresa nas áreas de fontes alternativas limpas de propulsão para veículos aéreos de passageiros e no desenvolvimento de aeronaves não tripuladas usando propulsão elétrica hibrida com células de hidrogênio.
Para ele, os projetos significam para o Brasil um “avanço extraordinário, colocando o país no mesmo estágio de países que atuam no estado da arte da tecnologia, além de participar ativamente da redução de emissão de carbono e atender os objetivos traçados pela comunidade internacional em relação às preocupações com as mudanças climáticas”.
Leia a entrevista com o CEO da AKaer, Cesar Silva
Qual a importância desses dois projetos em que a empresa venceu a seleção?
Extremamente importante, pois acelera o desenvolvimento que a Akaer já vem fazendo nas áreas de fontes alternativas limpas de propulsão para veículos aéreos de passageiros e no desenvolvimento de aeronaves não tripuladas usando propulsão elétrica hibrida com células de hidrogênio com alcance ampliado de voo além do horizonte (BVLOS) e sistema para tomada de decisão autônoma em tempo real (LIDAR).
Haverá aporte de dinheiro na empresa para esses dois projetos? De quanto?
Sim, o valor requerido no reporte é de 25% em relação ao valor de subvenção.
Para o futuro da nossa aeronáutica, o que significam esses dois projetos?
Significam um avanço extraordinário, colocando o país no mesmo estágio de países que atuam no estado da arte da tecnologia, além de participar ativamente da redução de emissão de carbono e atender os objetivos traçados pela comunidade internacional em relação às preocupações com as mudanças climáticas.