Quando se trata de estilos de design de interiores; tendo em mente a linha do tempo dos estilos, o contemporâneo pode ser o que mais pensa no futuro. O que o diferencia tanto é que é um estilo de design em constante evolução, em comparação com alguns da história em que se têm um período de tempo muito definido e um conjunto de regras muito específico ao qual se referem.
Definido por linhas limpas, minimalismo e preocupação em torno da sustentabilidade, os interiores contemporâneos são distintamente do momento - mesmo quando o momento muda, e são essas mudanças que fazem o estilo tão versátil.
Origem do design contemporâneo
O design contemporâneo surgiu após o movimento moderno de meados do século XX. A partir da década de 1970, o estilo foi visto pela primeira vez como uma fusão de várias estéticas populares da época, como modernismo, pós-modernismo e Art Déco. Lentamente, o termo contemporâneo começou a assumir um significado próprio.
A partir da década de 1970, continuou a crescer como uma forma muito atual de definir um estilo que está avançando. Pode ser entendido como um estilo de design que extrai de muitos estilos populares de um determinado momento, criando uma aparência única e muita certa em seu próprio contexto. Isso também significa, no entanto, que uma casa contemporânea pode parecer diferente em momentos diferentes.
Uma estética moderna de meados do século XX quase sempre fará uso de madeira em tons mais escuros, por exemplo, da mesma forma que uma estética de fazenda frequentemente incluirá uma decoração rústica. Com o contemporâneo, não há tantos pontos de referência e o que você verá é que o contemporâneo pega emprestado de tantos estilos diferentes e os combina todos juntos.
Qual é a diferença entre design de interiores moderno e contemporâneo?
Ao contrário dos interiores contemporâneos, que são muito mais fluidos e em constante mudança, as casas modernas incorporam qualidades e elementos específicos, muitas vezes inspirados pelo movimento moderno da década de 40/50. O design de interiores moderno foi enraizado nos movimentos da Bauhaus, portanto, realmente se vinculam aos princípios que essas escolas promoveram. Enquanto os contemporâneos não fazem referência a nenhum movimento específico, mas sim o que é do momento agora.
Quais são os elementos do design contemporâneo?