18 de dezembro de 2025
VALE HISTÓRICO

Túnel da Mantiqueira, em Cruzeiro, palco da Revolução de 32, será revitalizado

Por Marcos Eduardo Carvalho | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
OVALE
PMC
Túnel da Mantiqueira, em Cruzeiro, palco da Revolução de 32, será revitalizado

O Túnel da Mantiqueira, em Cruzeiro, faz divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e foi um ponto estratégico e dos mais importantes durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Na oportunidade, o local foi palco de campos de batalha entre as tropas paulistas e as tropas do governo de Getulio Vargas.

Por isso, esse túnel tem muita importância histórica, E é um dos locais que fez Cruzeiro se tornar MIT (Município de Interesse Turístico) pelo governo do estado de São Paulo. No entanto, o Túnel da Mantiqueira precisa de restauro e, com isso, foi feita uma parceria entre o governo paulista e a prefeitura de Cruzeiro.

O Túnel da Mantiqueira fica bem na divisa com a cidade mineira de Passa Quatro. Agora, com o acordo entre prefeitura e governo, a expectativa é que o local possa se tornar um potencial centro de visitação turística.

“O convênio destinará recursos para a pavimentação de um trecho da Estrada do Ouro, a construção de um memorial, Praça do Mirante, paisagismo, sinalização, iluminação adequada, além de instalações elétricas, hidro sanitárias e toda a estrutura necessária para contemplar um dos pontos turísticos mais visitados na cidade”, diz a prefeitura.

Ainda não há um prazo para o início e a conclusão das obras. No entanto, o Belvedere da Santa, que fica nas redondezas e é um ponto turístico em Cruzeiro, vem sendo reformado e está quase finalizado.

Para o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, a ideia do projeto é ampliar o potencial turístico da cidade. “A intenção é fazer de Cruzeiro uma potência turística, contando a história da cidade e do Estado. Literalmente estamos colocando o município os trilhos do turismo, histórico e ecológico, por meio de esforços de toda Administração Municipal, do Estado e também da sociedade civil organizada e entidades”, afirmou.