Todo ano, na indústria fashion, o mês de dezembro é sempre muito aguardado para além das festividades. É porque nesta época do ano temos através da Pantone, a principal empresa de cores do mundo, a definição da cor do ano.
O instituto todos os anos define uma cor principal que norteia bastante a publicidade, a moda, a decoração e o designer de modo geral. A empresa define a tal cor do ano como um símbolo do momento atual, baseado na economia, na tecnologia e nos últimos acontecimentos. Eles vasculham o mundo em busca de influências e contexto para essa definição aguardada ansiosamente por toda a indústria criativa.
Este ano tivemos a chamada Viva Magenta uma cor enraizada na natureza, descendente da família dos tons de vermelhos. Vem trazendo um novo vigor, força e energia. Segundo o instituto, “Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.”
Segundo a diretora-executiva Leatrice Eiseman “Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. Viva Magenta foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, galvanizando nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior.”
Para nós, como consumidores finais, vale entendermos e nos prepararmos para a presença da eleita em vários produtos e momentos, e claro, já começarmos a namorá-la porque é simplesmente uma cor linda, pulsante, corajosa e destemida.
Uma cor que transborda exuberância, otimismo, força, alegria e poder. Um vermelho animado que encoraja a experimentações e autoexpressão sem qualquer restrição. Uma cor que empodera e traz segurança. E que tal tudo isso refletindo no seu visual? Interessante heim?!?!
Por aqui já estou de olho nas combinações possíveis e me inspirando para um 2023 de looks lindos com o Viva Magenta.
Que tal combiná-lo com outros tons de vermelho, criando um ton sur ton – as opções podem variar dos tons mais quentes de vermelho ou até os mais fechados como o bordô. Ambos serão ótimas companhias e trarão um ar bastante elegante.
O rosa, que também é presença garantida em 2023 (lembra da tendência Barbicore?), também será uma ótima aposta. Aliás, como na composição do Viva Magenta existe uma pitada de rosa, será um casamento perfeito e bem feminino.
Cores quentes como amarelo e laranja também são bem-vindas e a ousadia fica por conta de opções de tons mais abertos ou mais fechados.
E já que falamos de ousadia, se você é adepta a looks mais criativos, modernos e cosmopolita no visual, já comece a pensar em combinar o Viva Magenta com tons frios de azul e verde. Um sucesso! Garantia de não passar desapercebida!
A Pantone definiu a cor como “nada convencional para tempos não-convencionais”- ótima deixa e oportunidade para dizer que por aqui o incentivo é sempre o “Ouse Ousar”!