23 de dezembro de 2025
EDUCAÇÃO

Adolescente de 14 anos é mais novo a ser aprovado em vestibular do ITA

Por Thais Perez | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação

Caio Temponi, adolescente de 14 anos que coleciona conquistas na educação, tornou-se a pessoa mais jovem a ser aprovada no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que fica em São José dos Campos. O “mini-gênio” de Fortaleza conquistou o 14º lugar da lista de 150 aprovados.

O vestibular do ITA é considerado um dos mais difíceis e disputados do país. A notícia da aprovação de Caio veio do próprio reitor da instituição, Anderson Correia. Nesta quarta-feira (14), ele ligou pessoalmente para Caio.

“Você já foi aprovado em vários vestibulares, né? Tenho que te dar a notícia que você foi aprovado na segunda fase do vestibular do ITA”, disse o reitor. “Muito obrigado”, disse o menino, com a voz embargada de emoção.

Caio Temponi coleciona diversos feitos acadêmicos. Ele compartilha sua rotina de estudos e resolve problemas complexos em seu canal no YouTube.

Aos 9 anos, ele foi aprovado em 1º lugar na CMJF (Colégio Militar de Juiz de Fora), o mais jovem da história, gabaritando o vestibular da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar). Já aos 13 anos, foi aprovado nos vestibulares de Administração na UECE (Universidade Estadual do Ceará), em Direito na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e em Engenharia Civil na UFCA (Universidade Federal do Cariri), todos em 1º lugar.

Ele também foi aprovado em Medicina na Unifor e no vestibular da AFA (Academia da Força Aérea), um dos mais concorridos do país.

Caio Temponi é membro da Intertel, sociedade de pessoas com QI acima de 99 de percentil e também coleciona medalhas, já tendo conquistado 3 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática e 23 na Olimpíada Nacional de Matemática.