07 de janeiro de 2025
CARLITO PAES

Tudo mudou no Natal

Por Carlito Paes | Bacharel e Mestre em Teologia, pastor Líder da Igreja Batista da Cidade de São José dos Campos, autor de mais de 20 livros, palestrante sobre liderança
| Tempo de leitura: 2 min
OVALE
Carlito Paes

Por ocasião do Império Romano, no primeiro século da era cristã um acontecimento mudou para sempre a história da humanidade, trazendo um impacto sem igual! Este fato, foi o nascer de Jesus

Segundo o evangelho, certa noite, o anjo trouxe a grande notícia aos pastores que estavam cuidando dos seus rebanhos no campo: “Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo!” – Lucas: 2: 10. Gosto muito destas duas expressões: “Não tenham medo” e “Notícia de grande alegria”!  Porque quando percebemos o que é natal em sua essência, precisamos admitir que o mundo mais do que nunca continua precisando destas boas novas! Precisamos vencer nossos medos e precisamos de verdadeira alegria.

Cremos que o menino-Deus nasceu entre nós, Deus se humanizou para demonstrar seu grande amor para humanidade, Jesus é o nosso Deus Emanuel (Deus presente) esta é a mais linda manifestação de amor que a humanidade já pode conhecer. O Pai tornou-se nosso, vamos celebrar o natal, pois nasceu Jesus, o Salvador.

Ao longo dos anos cada povo foi trazendo sua contribuição cultural, da Alemanha veio a árvore, da Itália o presépio, da Turquia com São Nicolau veio o famoso velhinho Noel, dos EUA os grandes musicais, corais e lindas orquestrações, e também a ceia com o delicioso Peru, agregado do dia de ações de graças pelos peregrinos da Nova Inglaterra. E enfim, é tempo de decoração iluminada, troca de presentes, árvores decoradas, canções natalinas, ceia, presépios, amigo secreto, tudo para celebrar de forma marcante e feliz uma data singular. Contudo, o que não podemos é deixar de celebrar a pessoa do natal, Jesus e o significado espiritual e social, que representa sua vida ao nosso mundo.

Que neste natal, todos nós, pensemos nos outros! Seja você um devedor do amor, um doador e não um cobrador! Entenda que com Jesus no coração você já está no lucro, tenha um coração agradecido, fraterno, altruísta, que no pouco ou na fartura, está sempre satisfeito, porque, na verdade, o aniversariante é Jesus!

Natal, é tempo de fraternidade, caridade, de dar e receber perdão, de amor, de paz, de reconciliação entre os homens e o Criador. Então, celebre, Ele que venceu o medo e nos trouxe eterna alegria! Chegou o tempo de dar e celebrar e não de ficar pressionado por comprar ou expectativas para receber um presente! Que venha o Natal de Jesus sobre todos nós!