O Peru, nosso país vizinho, está fora da Copa do Mundo, no entanto, sua culinária já é campeã em Taubaté. Este país tem uma riqueza gastronômica imensa, com influência também da cultura milenar do Império Inca. Historiadores dizem que a gastronomia Inca era muito rica em vegetais, pães, bolos e mingaus de cereais (notadamente de milho ou aveia), e carne (assados ou guisados), comumente de caititus (porcos selvagens) e de lhama.
Com o passar do tempo e com a chegada dos espanhóis, muito da cultura espanhola também foi sendo incorporada, inclusive na gastronomia. A fritura se tornou presente, bem como os laticínios, carne de boi, porco, ovos de galinha e novas aves de criação. Além disso, os escravos africanos trouxeram com eles os diversos guisados, nascendo inclusive pratos como anticuchos, sangrecita, mollejitas, entre outros.
Encontramos nessa culinária um dos pratos mais conhecidos, o Ceviche. Os peruanos dizem ser de sua autoria, pois o primeiro registro desse prato é datado de 2.000 a.C., entre o povo Mochica. Mas, além deste, existem outros diversos pratos incríveis.
Para nossa sorte, em Taubaté, através da chef Melissa Cortez, que é natural de Lima, é possível provar todo o sabor único desta culinária, em seu restaurante “A Peruana”. Posso dizer que você vai encontrar com uma das chefs mais simpáticas que eu conheço (inclusive foi minha colega na faculdade de gastronomia), e que tem a sabedoria de contar e explicar cada passo, e falar sobre cada ingrediente dos seus pratos. O local, que hoje fica entre diversos outros restaurantes, tem um ambiente muito agradável, com música aos finais de semana e lógico, só bebidas realmente típicas, como cervejas e sucos. Além dos diversos ceviches, você poderá provar “Causa Primavera”, um prato vegetariano, “Causa de camarão”, “Arroz Chaufa”, diversos saltados e muitas outras opções. Se eu recomendo? Lógico! Óbvio! Você precisa conhecer! Instagram: @aperuana.taubate. Endereço: R. Domingues Ribas, 331 – Monção
Bom final de semana e bom apetite.