07 de janeiro de 2025
CARLITO PAES

A celebração do advento

Por Carlito Paes | Bacharel e Mestre em Teologia, pastor Líder da Igreja Batista da Cidade de São José dos Campos, autor de mais de 20 livros, palestrante sobre liderança
| Tempo de leitura: 2 min
OVALE
Divulgação
A celebração do advento

Como está sua expectativa para o natal? Após atravessarmos este ano tão desafiador, estamos chegando ao fim do ano. Na fé e esperança de que terminaremos bem, vamos juntos cheios de sonhos e desejos, que o novo ano seja melhor para todos!  Chegamos a dezembro, um tempo de gratidão, e nada melhor do que depois do Dia Internacional de Ações de Graças, olharmos para a Jesus. Tempo de crescimento na fé e olhar ainda mais de perto para a grande história do Salvador Jesus e seu amor por cada um de nós, por meio do Advento do Natal.

O Advento recorda também o Deus da revelação, aquele que é, que era e que voltará (Apocalipse 1: 4-8), que está sempre levando a salvação para todos por meio dos seus filhos, mas cuja consumação se cumprirá no “dia do Senhor”, no final dos tempos. O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua celebração pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo.

Devemos celebrar o Advento de Jesus com alegria, amor, sobriedade e solidariedade. Como o Apostolo Paulo escreveu “pois o Senhor está perto.” Filipenses 4: 4. Os símbolos do Advento, na tradição cristã, nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo. Entre eles há a coroa ou grinalda do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo.

Luz nascente: A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo Salvador e luz do mundo brilhará para toda a humanidade. Representa, também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem ao nosso mundo.

Círculo: O círculo sem começo e sem fim simboliza a eternidade; os ramos sempre verdes são sinais de esperança e da vida nova que Cristo trará e que não passa. Uma nova aliança que Deus trouxe ao mundo por meio do seu único filho.

Fita Vermelha: A fita vermelha que enfeita a coroa representa o amor de Deus, por meio do sangue do filho, que nos envolve e a manifestação do nosso amor que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.

Podemos também, além de celebrar nas igrejas cristãs, celebrar em nossas casas com as nossas famílias, mergulhar no espírito do Advento de Jesus celebrando a vida, a comunhão e a unidade. Celebrando com a ajuda da coroa do Advento que pode ser colocada ao lado da mesa de refeição familiar.

É tempo de Natal, é tempo do Advento do nosso Senhor, vamos celebrar com grande alegria! "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". Lucas 2:14. Que seja um natal de paz para todos os brasileiros! Chega de conflitos e divisão!