A prefeitura de São José dos Campos confirma a ocorrência de furto na UBS do bairro Putim durante a noite do último sábado (12). Na ocasião, os criminosos levaram toda a fiação da unidade de saúde.
Como a UBS ficou sem energia, os lotes de vacina que estavam armazenados no local se perderam, causando prejuízo milionário. As vacinas são acondicionadas a baixas temperaturas para não perderam a validade e se tornarem ineficazes. Apesar do insistente questionamento da reportagem a respeito de tal acontecimento, a administração municipal não confirma a perda de vacinas.
Por meio de nota, a prefeitura informa que a UBS do Putim funciona com o auxílio de gerador. A vacinação contra a Covid-19 está mantida e acontece entre 08h e 17h. Já a vacinação de rotina está suspensa.
O furto da fiação foi registrado na Central de Flagrantes e será investigado pela Polícia Civil.
Confira a nota enviada pela Prefeitura na íntegra:
A Prefeitura de São José dos Campos informa que a UBS Resolve Putim está operando com o auxílio de um gerador de energia, porque no último sábado (12) teve toda a fiação elétrica furtada, o que prejudica o atendimento aos moradores.
A vacinação contra a COVID está mantida, nos horários habituais, das 8h às 17h.
Entretanto, a vacinação de rotina de crianças e adultos está suspensa na UBS até que as equipes de manutenção concluam os serviços e reestabeleçam a alimentação de energia junto à concessionária.
A Secretaria de Saúde orienta a população a procurar outras unidades na região para vacinar.
Foi registrado boletim de ocorrência junto à Polícia Civil e equipes da Guarda Civil Municipal estão auxiliando nas investigações para a identificação dos criminosos.