06 de outubro de 2024
FRAN GALVÃO

5ª temporada de The Crown e o estilo inesquecível da Princesa Diana

Por Fran Galvão | Consultora de Imagem e Estilo
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
5ª temporada de The Crown e o estilo inesquecível da Princesa Diana

Com a estreia da 5º temporada de The Crown, muito se comentou sobre a série, além da discussão do que realmente seria ficção e o que seria fatos reais, o estilo da Princesa Diana não ficou de fora. A série recriou vários looks icônicos da princesa trazendo à tona como Diana usou a moda – trocadilhos a parte - de forma nobre em sua comunicação não verbal.

Sem spoiler sobre o caminhar da história da família real nesta nova temporada, a série recriou o famoso traje do anúncio do noivado com a Príncipe Charles e também seu vestido de casamento, a primeira das incontáveis vezes que foi perseguida pelos paparazzi pelas ruas e outros tantos trajes que ficaram na memoria e a transformaram em um ícone ainda atual de moda.

Diana sempre chamou a atenção por seu estilo clássico com pitadas também do estilo romântico e esportivo, e de alguma forma, ela fazia detalhes muitas vezes caretas parecerem divertidos. As estampas florais, xadrez e poá sempre estiveram presentes, assim como o decote de coração, o colarinho de camisa com delicado laço de fita junto com os babados e acessórios como broche e chapéu combinando com a roupa.

Segundo Sidonie Roberts figurinista da série: "Dado o quanto sabemos sobre ela e sua imagem, é claro que houve momentos em que decidimos conscientemente nos desviar do que ela realmente vestia e projetar algo mais de acordo com a história do figurino ou jornada que estávamos contando. Decidimos, por exemplo, isolar as cores que ela usava das que os outros membros da realeza não usavam e fazer com que seu esquema de cores particular enfatizasse ainda mais a narrativa do 'ela' versus 'eles.' ".

Um dos momentos e look sem dúvida mais aguardado foi o famoso “vestido da vingança”.  Usado pela Princesa em 1994 na mesma noite que o Príncipe Charles confessou em entrevista que havia traído sua esposa com Camilla Parker-Bowles, hoje sua atual esposa.

O vestido preto com decote ombro a ombro, justo ao corpo, com bainha assimétrica dramática e uma cauda de chiffon fluida, sem dúvida transmitiu uma imagem empoderada e sexy. Considerado até hoje como um elemento de reafirmação da força, da imagem, do carisma e da sexualidade de Diana, confrontando, sem dúvida, as regras estabelecidas e esperada pela realeza.

A história do vestido conta que ele foi costurado para a princesa três anos antes, e considerado bastante ousado. Ela não se atreveu a usá-lo para não violar o código de vestimenta real, mas naquela noite, mesmo tendo um exemplar Valentino a sua disposição, o vestido preto foi sua opção.

Se isso não é usar a moda com maestria como ferramenta de comunicação não verbal, eu rasgo meus diplomas. Após a entrevista de Charles é obvio que os holofotes estariam todos virados para a Princesa do Povo que ao invés de qualquer declaração verbal usou a moda para passar o seu recado: uma mulher deslumbrante e inesquecível!