24 de dezembro de 2025
CULTURA

Espetáculo SomBRafrica traz diáspora africana à RMVale com Teatro das Sombras

Por Gabriel Campoy | Vale do Paraíba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
SomBRafrica

Inspirado no universo da diáspora africana a partir do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, o espetáculo “SomBRafrica” é a nova criação da Companhia Quase Cinema, de Taubaté, que estreia no dia 18 de novembro e percorre o Vale do Paraíba com apresentações abertas e gratuitas.

Especializada em Teatro de Sombras, a companhia esteve recentemente em Senegal, no continente africano, para pesquisar origens da população afro do Brasil. “SomBRafrica” é fruto de uma pesquisa híbrida que se iniciou no país africano, em que as temáticas são a dança, os ritmos afro-diaspóricos e as imagens que constroem uma narrativa de revelação do protagonismo da cultura africana na formação do povo brasileiro.

“Aqueles que passaram pela porta do não retorno, enfrentam até os dias de hoje um caminho sem volta da construção de um novo mundo”, contam os membros da companhia. “A princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares veio no porão dos navios tumbeiros junto com seu povo fundar uma nova nação, trouxe dentro de si, força, coragem e alegria”, complementa.

Tirar as sombras dos livros de História para colocar nos palcos, usar da luz para contar o que precisa ser revelado. É assim que a produção de “SomBRafrica” pretende mostrar a resistência do povo negro.

Os elementos da estética afro-brasileira alimentam a trama e a imaginação dos espectadores que poderão acompanhar seus personagens de forma lúdica, e real, nas apresentações que acontecem até o dia 22 de novembro, trazendo a África para perto do público.

APRESENTAÇÕES

Dia 18.11, às 19h30

Paraibuna- Praça da Matriz

Praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes, 64

Dia 19.11, às 19h30

SãoLuiz do Paraitinga - Praça das Mercês

Igreja das Mercês, Centro

Dia 20.11, às 19h30
Taubaté - Sítio do Pica Pau Amarelo

Av. Monteiro Lobato, s/n - Chácara do Visconde

Dia 21.11, às 19h30

Jacareí- MAV - Museu de Antropologia do Vale

R. Quinze de Novembro, 143 - Centro

Dia 22.11, às 20h

Pindamonhangaba- Teatro Galpão

R. Jadir Figueira, 2750 - Parque das Nações