20 de dezembro de 2025
PROTESTO

Vídeo de manifestação bolsonarista no DCTA viraliza e supera 1,4 milhão de views

Por Gabriel Campoy | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução / YouTube
Vídeo de drone em protesto bolsonarista

Um vídeo das manifestações realizadas em São José dos Campos na última semana alcançou mais de 1,4 milhões de views em um canal catarinense de direita no YouTube. As imagens, filmadas por drone, mostram a grande adesão de bolsonaristas na rodovia Presidente Dutra e em frente ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica) durante a última quarta-feira (2), feriado de Finados.

“O povo nas ruas pedindo mais transparência”, diz a descrição do vídeo. Os protestos, iniciados no dia seguinte do segundo turno das eleições presidenciais, contestam a validade do pleito, afirmando que as urnas teriam sido fraudadas, além de outras pautas como a não aceitação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pedido de “intervenção federal” às Forças Armadas.

O vídeo mostra diversos pontos ocupados por bolsonaristas durante a ocasião. Tanto regiões marginais da Rodovia Presidente Dutra, onde os apoiadores faziam uma espécie de corredor para os carros que passavam, quanto em frente ao DCTA, onde dezenas empunhavam faixas com mensagens antidemocráticas e cantavam músicas nacionalistas.

Mesmo assim, em determinada parte do texto, é destacado que “já existe uma transição no planalto” e que “todos torcem para que tudo transcorra de maneira ordeira e tranquila”. Mesmo com as reivindicações das ruas, o processo de transferência das informações da atual gestão para o futuro governo já se iniciou.

Os atos se espalharam pelo Brasil na semana seguinte às eleições. Iniciado com uma paralisação de caminhoneiros e com bloqueios em estradas, os protestos passaram para as ruas e começaram a aglutinar centenas de pessoas em frente a quarteis ao redor do Brasil. Uma greve geral no comércio, prática ilegal conhecida como lockout, chegou a ser chamada para a tarde desta segunda-feira (7), mas acabou não surtindo grande efeito e acabou com pouca adesão.