27 de dezembro de 2024

Museu em São José estimula leitura durante Semana Nacional da Biblioteca

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Museu em São José estimula leitura durante Semana Nacional da Biblioteca

Em homenagem à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída por decreto federal em 1980 e comemorada de 23 a 29 de outubro, o Museu do Folclore de São José dos Campos realiza uma ação de estímulo à leitura e de divulgação da sua biblioteca, instalada em prédio anexo ao da exposição e especializada em cultura popular.

Desta maneira, de terça a sexta, das 9h às 17h, os visitantes terão à sua disposição, na varanda do museu, um ambiente de leitura com mesa, cadeiras e alguns exemplares do acervo da biblioteca. Segundo a diretoria do museu, também serão distribuídos folhetos informativos sobre o espaço e livros do projeto Coleção Cadernos de Folclore.

"Além disso, durante toda a semana, o museu também dará dicas de leitura, pelas redes sociais, dos vários títulos que possui na biblioteca sobre o Saci, personagem do folclore brasileiro. No Estado de São Paulo, uma lei de 2004 instituiu o Dia do Saci, em 31 de outubro", diz o museu.

Criação e modernização
A biblioteca do museu foi criada pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) em 1999 e leva o nome da professora, folclorista, pesquisadora e escritora Maria Amália Corrêa Giffoni (falecida em 1994). A folclorista fez doação de todo seu acervo particular ao espaço.

Antes dela, as folcloristas Angela Savastano e Helena Weiss (já falecida) também já haviam feito doações de vários livros à biblioteca. Hoje, o espaço tem um acervo total de 4.210 itens, entre livros (2.244), DVDs (511), CDs (435), entre outros.

O empréstimo de livros e outros itens pode ser feito pessoalmente, mediante cadastro. O acervo pode ser consultado pelo site do museu, no item Biblioteca (Pesquisar Acervo) do menu. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bibliotecadomuseu@gmail.com.