Suzane von Richthofen participou da morte dos pais, no final de 2002, em São Paulo, em uma ação tramada por ela, o namorado e o irmão dele naquele ano. Então, ela foi condenada há 39 anos de prisão e, atualmente, cumpre prisão no regime semiaberto na penitenciária P1 de Tremembé.
Assim, ela está aproveitando o tempo para cursar biomedicina na faculdade Anhanguera onde cumpre a pena. Segundo o portal de notícias G1, Suzane está fazendo um trabalho acadêmico justamente sobre maternidade.
Veja em seguida: Suzane von Richthofen deixa presídio em Tremembé para 'saidinha' temporária
Ainda de acordo com a reportagem, o trabalho é sobre ‘os desafios da gestação tardia e a importância das tecnologias reprodutivas’. E condenada por matar os pais teria a permissão de fazer o trabalho normalmente.
Atualmente, o semiaberto de Suzano vale deste 2015, sendo que a primeira vez que conseguiu sair foi no início de 2016, para o feriado de Páscoa. Até então, ela estava em regime fechado, mas teve a progressão da pena.
Quanto ao trabalho sobre maternidade, ele faz parte de um Congresso de Ciência, que acontece até esta sexta-feira (21), mas na Unitau (Universidade de Taubaté).
A OVALE, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), disse que Suzane tem autorização judicial.
“A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que Suzane von Richthofen, que cumpre pena na Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier de Tremembé, foi autorizada judicialmente a participar de um evento acadêmico na Universidade de Taubaté, como forma de atividade complementar ao curso que frequenta na Universidade Anhanguera de Taubaté”, disse a nota.
Por sua vez, a Unitau enviou uma nota OVALE confirmando a participação de Suzane no evento. "A comissão do 11º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) informa que Suzane Louise submeteu um trabalho para a categoria Encontro de Iniciação Científica (Enic) Graduação. O trabalho passou pela banca de avaliação e foi considerado apto para ser apresentado. O processo de avaliação é composto por pares de avaliadores, sem identificação dos autores, seguindo os preceitos éticos. A categoria Enic Graduação conta com 316 trabalhos de estudantes de Instituições de Ensino Superior da região em apresentação no 11º Cicted. Ao todo, o Congresso conta com mais de 1.000 trabalhos em todas as suas categorias", diz a nota.
Veja em seguida: Filme baseado no caso de Suzane von Richthofen é lançado nesta sexta-feira