19 de dezembro de 2025
RELIGIÃO

Organizador de evento com Bolsonaro, Centro Dom Bosco vira 'nova direita católica'

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Carro de som do Centro Dom Bosco no Sete de Setembro, no Rio

O evento que deve contar com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Aparecida, nesta quarta-feira (12), dia da Padroeira do Brasil, é promovido pelo Centro Dom Bosco, entidade com sede no Rio de Janeiro que se declara uma “escola de formação do serviço do Senhor”.

Fundado em setembro de 2016, o Centro Dom Bosco é uma associação de fiéis católicos que, segundo a entidade, “se reúnem para rezar, estudar e defender a fé”.

Em seu site oficial, a instituição apregoa que “o Brasil é uma nação católica que foi adormecida pelo veneno liberal das casas maçônicas”. Diz que tem no trabalho editorial “nossa principal frente contrarrevolucionária” e que deseja formar “uma nova geração de católicos capazes de renovar a Igreja e a Terra de Santa Cruz”.

A entidade participou de outros eventos com Bolsonaro, como nas atividades do Sete de Setembro no Rio, quando levou um carro de som para apoiar o presidente.

ATAQUES

Na página oficial do Facebook, em publicação nesta terça-feira (11), o centro fez ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu Bolsonaro e aproveitou para anunciar a venda de um livro, tudo na mesma postagem.

“Estamos próximos de uma das eleições mais importantes da história recente. De um lado, a ameaça das ideologias que pretendem corromper nossas crianças, nossas famílias, nossa fé. De outro, um presidente com suas fraquezas e que tem demonstrado, cada vez mais, que busca sinceramente a Deus”, afirma o texto.

Em outra publicação, o centro ataca frei Davi Raimundo dos Santos, frade franciscano que é fundador e coordenador da Educafro, ONG que já garantiu o acesso de mais de 60 mil negros ao ensino superior.

FRADES

Em 4 de outubro, no dia de São Francisco de Assis, Lula esteve em um encontro com frades franciscanos, entre eles frei Davi, que declarou apoio ao petista.

Segundo o centro, que atacou os franciscanos ao lado de Lula, os frades “organizaram um evento de apoio ao ex-presidiário”.

“É curiosa essa associação que o centro faz de Lula como ex-presidiário, usando isso para atacá-lo. Em outra postagem, o centro usa a atriz Cássia Kis para conclamar fiéis a rezar em Aparecida nesta quarta. A atriz já declarou ter feito um aborto. Ela merece ser perdoada ao admitir o erro. Mas é curioso o centro não estender o mesmo perdão a Lula. É perdão seletivo?”, questiona um frade franciscano do Vale do Paraíba, que preferiu não se identificar.

CRÍTICAS

Nas redes sociais, fiéis católicos criticaram o evento organizado pelo Centro Dom Bosco em Aparecida, que vai ocorrer no mesmo lugar e horário da Consagração Solene a Nossa Senhora Aparecida, na Basílica Velha, às 15h desta quarta-feira (12).

“Sou católica e tenho vergonha dos católicos que se sujeitam a isso, usando um dia tão especial pra crescer e enaltecer política! Respeito o voto e a opinião de cada um, mas isso é um total desrespeito a Nossa Senhora Aparecida, aos romeiros e a todos os católicos”, escreveu Carol Zago.

Outra internauta ironizou: “Não deve saber rezar nem uma Ave Maria”.

Leandro Cano disse que Bolsonaro vai fazer um “evento paralelo ao do Santuário Nacional” e que quer “tirar o foco da Padroeira”.

“Que triste ver um dia tão especial como dia de Nossa Senhora Aparecida se transformando um palanque de política . Muito triste”, apontou Tainara Maise.

Victor de Castro comentou que “usar religião como palanque político e escada para alcançar o poder é revoltante”.

E comentou: “Qualquer que seja a religião ou o político, isso é muito nojento. Quem mais teria que repudiar e ir contra são os próprios cristãos. É ridículo isso, bater palma e ainda achar legal. Não é, ninguém tem o direito de mexer com algo sagrado para qualquer pessoa e qualquer religião. Inaceitável! E ver esse cara usar o cristianismo como escada é devastador, se tem alguém que é completamente o oposto do que o cristianismo prega é esse nojento”.