07 de janeiro de 2025
ANDERSON FARIAS

Segurança em São José é referência para o país

Por Anderson Farias | Prefeito de São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Anderson Farias

Morar em uma cidade segura não é para qualquer um, certo?

Errado. Morar em uma cidade que oferece segurança, cujo foco é a redução dos crimes, deve ser realidade para todo cidadão do mundo. Segurança é qualidade de vida em qualquer lugar do planeta.

Em São José dos Campos nos tornamos referência em Segurança Pública com um projeto pioneiro no Estado, implantado em 2017 pela nossa gestão --o Programa São José Unida-- focado na integração de todas as forças de segurança do município e no uso da tecnologia.

Assim foi criado um modo inteligente de ação e prevenção, que tornou São José um case de sucesso, exemplo para todo país. Foram sementes valiosas que estão gerando frutos de excelência, resultando num ambiente mais seguro para o joseense.

Os índices criminais de São José são os mais baixos dos últimos 20 anos.

Nesse período, homicídios e latrocínios tiveram queda de 81%, a maior redução da história da cidade. As mortes violentas caíram de 260 em 2001 para 49 no ano passado. Atingimos em 2021 a menor média mensal de casos de todos os levantamentos feitos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo--4 mortes violentas contra 22 em 2001.

Alcançar esses índices não foi por mágica e, mantê-los em queda, tem sido um trabalho árduo feito por muitas pessoas que somam esforços diários pela nossa cidade. Somos uma grande força tarefa de prevenção e combate à violência.

Esforços que se intensificaram nos últimos seis anos, com o fortalecimento da integração das forças de segurança e investimentos em inteligência artificial. Há seis anos os roubos, por exemplo, continuam despencando segundo os dados oficiais mais recentes, de 2.969 para 977 considerando janeiro a agosto de 2016 e o mesmo período de 2022.

A Prefeitura investiu em uma base sólida capaz de monitorar em tempo real todos os cantos da cidade, com um sistema tão inteligente que nos avisa quando acontecem crimes. Assim é o Centro de Segurança e Inteligência, cuidando da segurança das pessoas em tempo integral.

Tivemos em agosto e setembro a média diária de 2 pessoas presas e 1 carro furtado ou roubado recuperado por meio do CSI. Estamos ampliando as mini centrais, portais e câmeras, inclusive de reconhecimento facial. Elas ajudam a tirar das ruas condenados por homicídio, tráfico de drogas, roubos, etc. Se um criminoso foragido circular em São José, ele será identificado e preso. Aqui não é um bom lugar para um criminoso se esconder.

E o mais importante de tudo é termos a aprovação da população. A segurança em São José é a melhor avaliada do Estado há um ano e dois meses, entre as cidades de grande porte pesquisadas pelo Indsat. É São José segura como merece ser a primeira cidade inteligente do Brasil e como devem ser seguras todas as cidades.