Em meio a protestos de grupos ligados à causa animal, a Câmara de Taubaté adiou a votação do projeto que prevê a liberação de rodeios na cidade.
O texto, apresentado pelo vereador Alberto Barreto (PRTB), estava na pauta da sessão ordinária dessa terça-feira (27). No entanto, quando a discussão teria início, o próprio autor solicitou o adiamento por uma sessão.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-37
Com o adiamento, a proposta poderá voltar à pauta na semana que vem, na sessão que será realizada na próxima terça-feira (4).
PROJETO.
No projeto, o autor alega que a Constituição Federal estabelece que "não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais", e que uma lei federal de 2016 reconhece o rodeio como manifestação cultural nacional.
Barreto alega ainda que dois peões de Taubaté -- os irmãos gêmeos Alan e Alisson de Souza -- participam com destaque em competições internacionais, mas "são impedidos de praticar o esporte na própria cidade natal".
PROIBIÇÃO.
Em 2009, uma lei municipal passou a proibir na cidade práticas como rodeios, eventos de exposição e venda de animais, demonstrações equestres e leilões de gado.
Em 2016 e 2017, foram apresentados na Câmara dois projetos para liberar as práticas no município, mas a pressão de ativistas da causa animal levou ao arquivamento das propostas.
Em março de 2018, o Legislativo aprovou um texto que liberou a realização de eventos como feiras agropecuárias e leilões de animais no município, mas manteve a proibição aos rodeios.