06 de janeiro de 2025
José Saud

Terceirização: um caminho sem volta!

Por José Saud, prefeito de Taubaté |
| Tempo de leitura: 2 min
José Saud

“A terceirização é um caminho sem volta, não adianta fechar os olhos para o desenvolvimento e nem se esconder do futuro, pois "o novo sempre vem".

Li esta frase em um artigo escrito pelo advogado trabalhista Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga.

Entendo também que a terceirização de serviços e mão de obra é uma forma de delegarmos parte das atividades, buscando mais eficiência no atendimento. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que 73% dos trabalhadores com carteira assinada são terceirizados, assim, a prestação de serviços é a atividade que mais emprega no Brasil.

Nas nossas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) já podemos verificar a melhora no serviço prestado a população com a mudança que fizemos ao contratar diferentes Organizações Sociais de Saúde (OSs) para cuidar da gestão completa de cada uma.

Os servidores de carreira que trabalhavam nas UPAs foram acolhidos em outras unidades de saúde básica melhorando também a oferta de atendimento nestes locais. 

A Rodoviária Nova que também teve sua terceirização concluída na minha gestão, pode ser apontada como mais um exemplo de mudança para melhor na prestação de serviço ao público que lá frequenta. A terceirização possibilita que empresas especializadas ofereçam um atendimento focado na experiência positiva do cliente. Hoje a Rodoviária tem uma melhor dinâmica de compra de bilhetes, embarque, desembarque, serviço de som, segurança e banheiros novos e bem cuidados. 

Com estes modelos de sucesso na cidade já estamos estudando delegar para especialistas outros serviços. Para reduzir os gastos com a manutenção de estradas rurais pretendemos contratar conserveiros. Estes profissionais cuidam e mantêm as estradas conservadas, o que facilita os reparos. 

O Cemitério Municipal também é outro espaço que pretendemos terceirizar para oferecer as famílias enlutadas mais conforto no momento de tanta dor, na despedida de um ente querido. Queremos contratar uma empresa que faça de lá um espaço digno e acolhedor.

Temos também a proposta de terceirização dos parques municipais, algo já feito na capital como no Parque do Ibirapuera e o Mercado Municipal. No caso do Mercado temos a intenção de atender melhor não somente os frequentadores, mas também seus permissionários, os comerciantes. O Mercadão terceirizado vai poder ter melhor adequação dos boxes, pias, banheiros e segurança 24 horas, sem aumento dos custos ao permissionário e melhorando o atendimento a eles e aos usuários, além de manter nossa história preservada para as novas gerações.

O tema que antigamente era polêmico, atualmente é visto por especialistas como um  caminho sem volta quem vai em direção ao futuro das formas de trabalho, sempre se atentando em não precarizar as relações trabalhistas e os serviços ofertados. A meta sempre é a qualidade.