07 de janeiro de 2025
Fran Galvão

'Eu não repito roupa'

Por Fran Galvão, consultora de imagem e estilo |
| Tempo de leitura: 2 min
'Eu não repito roupa'

A influenciadora e atriz Jade Picon, 20 anos, se pronunciou nas redes sociais na última segunda-feira (19) após um trecho da sua entrevista ao podcast Pod Delas repercutir de forma negativa na internet. "Ataques por um vídeo que foi intencionalmente cortado e colocado totalmente fora de contexto”.

No vídeo em questão, que foi repercutido nas redes, Jade fala o seguinte: “Vou gastar o look, queimar o look, depois eu não uso mais. Eu sou chata. Eu posto uma foto com um look, pra mim ele desaparece da face da Terra....essa roupa que vocês estão me vendo usando, eu nunca mais na vida vou usar, estará marcado como: Rock in Rio”. Mesmo a fala tendo ocorrido dentro de um discurso sobre versatilidade de peças versus valor, a internet trouxe à tona o tema repetir roupa.

Enfim, não estou aqui para defendê-la ou acusá-la, mas trazer uma reflexão sobre uma ideia que ainda vejo muito arraigada no Brasil de que não devemos repetir roupas que já foram marcadas, seja por terem sido postadas ou usadas em momentos especiais.

A verdade é que no mundo atual, onde ostentação está cada vez mais fora de moda, temas como esses deveriam não ter mais nenhuma relevância. É preciso dar valor ao que se tem – seja uma peça de roupa, um alimento, uma oportunidade ou uma amizade.

Repetir roupa é chique e vou além, afirmando que quando pensamos em estilo, não é “o que” você usa e sim, “como você usa”. Aliás, vale ter em mente a ideia que repetir roupa, é diferente de repetir look. Quanto mais você se conhece e está confortável com seu estilo, personalidade e autenticidade, mais você entenderá que com uma mesma calça você pode criar diversos looks diferentes.

Quando penso nas minhas maiores referências fashion, noto que tais homens e mulheres se tornaram ícones da moda não porque seguem regras pré-estabelecidas, tendências ou um consumo exacerbado. Elas são assim consideradas porque ditam suas próprias regras, somado a uma noção forte de estilo e visual único. E adivinhem? Sabem repetir peças de roupas, criando sempre um novo visual para elas. É o que sempre converso com minhas clientes da consultoria sobre criar um novo olhar para as peças que temos, ou como defendia a estilista Vivienne Westwood, “compre menos, escolha bem e faça durar”.

“Ah então você é contra um guarda-roupa lotado de peças?”

“De jeito nenhum!! Já viram meu closet nas redes sociais? É uma verdadeira amostra de alguém que está de passagem pelo mundo, mas com excesso de bagagem”

Brincadeiras à parte, sou contra o desperdício, a não sermos seletivas na hora de escolher o que irá compor a nossa imagem, a deixarmos nossa autenticidade de lado em prol da tendência da vez, ou em comprarmos por impulso, e claro, em não repetirmos muito cada um de nossas roupas (afinal elas não custaram pouco!).

Sou contra você se olhar no espelho no final do dia e pensar que considerando o tempo, a energia e o dinheiro gasto nas suas roupas, ainda não transmite através delas toda a suas potencialidades. Pense nisso!!