
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) vai sediar a reunião do comitê diretor do GCOS (Sistema Global de Observação do Clima), destinado a avaliar regularmente o estado das observações climáticas globais da atmosfera, da terra e do oceano. O encontro será realizado de 7 a 10 de julho, em São José dos Campos, na sede do instituto.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Segundo o Inpe, o objetivo é garantir o acesso livre e a qualidade dos dados para monitorar, compreender e prever o clima global.
O evento é liderado pela presidente do GCOS, Thelma Krug, pesquisadora brasileira que trabalhou por 37 anos no Inpe, sendo reconhecida internacionalmente pela sua atuação em temas relacionados à emergência climática.
Estarão reunidos em São José dos Campos especialistas da Noruega, Costa Rica, Ilhas Fiji, China, Estados Unidos, Japão, França, Irlanda e Alemanha.
De acordo com o Inpe, o GCOS mantém definições de Variáveis Climáticas Essenciais para monitorar sistematicamente as mudanças climáticas da Terra. As observações apoiadas pelo GCOS contribuem para a resolução de desafios na pesquisa climática e também sustentam serviços climáticos e medidas de adaptação.
Durante o evento, o comitê diretor discutirá o plano de implementação do GCOS, que é apoiado pela Organização Meteorológica Mundial, Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Conselho Internacional de Ciência.